Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7613
Autoria: Correia, Maria Augusta Lopes
Orientação: Castro, Paula
Data: 2013
Título próprio: Diz-me o que pensas e fazes em relação à energia e dir-te-ei como és: O valor social das crenças e comportamentos de eficiência energética
Referência bibliográfica: Correia, M. A. L. (2013). Diz-me o que pensas e fazes em relação à energia e dir-te-ei como és: O valor social das crenças e comportamentos de eficiência energética [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7613
Palavras-chave: Gestão de impressões
Norma social -- Social norm
Hetero-julgamento
Eficiência energética
Impression management
Hetero-judgment
Energy efficiency
Resumo: Nos últimos anos têm sido produzidas inúmeras leis para promover a eficiência energética (ADENE, 2012). Estas leis só virão a ser eficazes se se tornarem também normas informais de regulação com valor social positivo (Castro, 2012; Fernández-Dols, 2012; Stern, 2000). Neste contexto, é importante perceber se as normas sociais de conservação de energia são socialmente valorizadas. De acordo com a abordagem sócio-cogntiva das normas sociais (Dubois & Beauvois, 2005) e também com a literatura de gestão de impressões (Sadalla & Krull, 1995) é possível saber o valor social de uma norma através da análise da forma como as pessoas se auto-apresentam e julgam os outros em função dessa norma. Neste trabalho, propusemo-nos estudar a forma como as pessoas julgam os outros em função de crenças e comportamentos de eficiência energética. Para isso, recorremos ao paradigma do hetero-julgamento (Gilibert & Cambon, 2003), aplicado a dois grupos distintos: jovens e adultos. As avaliações foram expressas através das dimensões competência e cordialidade (Fiske, Cuddy & Glick, 2007). Os resultados demonstraram que as normas de eficiência energética tem valor social positivo. No entanto, verificou-se que essa valorização não é absoluta. Uma vez que se observa uma tolerância para com os alvos inconsistentes, com crenças pró e comportamentos anti-conservação, sobretudo entre os adultos. O estudo permitiu também observar que existe um efeito moderador da identidade ecológica e da preocupação com as alterações climáticas no julgamento de alvos com crenças e comportamentos de eficiência energética. No entanto, esse efeito não se reflete em todas as dimensões avaliadas, nem de forma igual entre jovens e adultos.
In the last years many laws have been issued to promote energy efficiency (ADENE, 2012). These laws only will become fully effective if they become also informal norms with positive social value (Castro, 2012; Fernández-Dols, 2012; Stern, 2000). In this context, it is important to understand if social norms in energy conservation are socially valued. According to the sociocognitive approach to social norms (Dubois & Beauvois, 2005) and also the literature concerning impression management (Sadalla & Krull, 1995) it is possible to know the value of a social norm by analyzing the way people present themselves and judge others according to this norm. In this work, we proposed to study how people judge others on the basis of beliefs and behaviors of energy efficiency. For that, we turn to the paradigm of hetero-judgment (Gilibert & Cambon, 2003), applied to two distinct groups: young students and adults. The evaluations were expressed through the two dimensions of competence and warmth (Fiske, Cuddy & Glick, 2007). Results showed that the energy efficiency norms have positive social value. However, it was also found that this value is not absolute. A tolerance towards inconsistent targets, with pro-conservation beliefs and anti-conservation behaviors, was observed, especially among adults. The study also observed that there is a moderating effect of ecological identity and concerns with climate change in the judgment of other’s beliefs and behaviors of energy efficiency. However, this effect is not reflected in all evaluated dimensions, and neither equally between youth and adults.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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