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dc.contributor.authorFreitas, Ricardo Oliveira de-
dc.date.accessioned2014-06-12T15:23:36Z-
dc.date.available2014-06-12T15:23:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-732-364-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7584-
dc.description.abstractO trabalho analisa o lugar ocupado pela mídia para a reconfiguração do campo religioso afro-brasileiro, a partir da popularização do acesso às tecnologias digitais pelas classes populares brasileiras e, mais especificamente, pelos adeptos das religiões afrobrasileiras. Justifica-se pela necessidade de investigar as transformações ocorridas em religiões centradas na tradição oral, após o processo de midiatização e hipertextualização do sagrado. Para tanto, destaca a importância do uso das novas tecnologias de comunicação e da apropriação de tecnologias digitais pelos adeptos das religiões afro-brasileiras para a ressignificação de práticas litúrgicas em contraposição às narrativas míticas que perpetuava traços e formas religiosas através da oralidade. A exploração da "dimensão estética e artística" da vida religiosa que ali se apresenta também merece atenção, já que corrobora a "frivolidade" do modo com que a vida dos terreiros na Internet extrapola os limites do sagrado e religioso para apresentar a sua faceta mais profana: a da espetacularização da vida. Desse modo, o trabalho ora apresentado tem como objetivo entender o modo com que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação e a apropriação das tecnologias digitais pelo povo de santo constroem novos modos de sociabilidade, que, concretizam-se tanto no plano do mundo virtual como da realidade off-line. Justifica-se pela necessidade de referendar o dinamismo da cultura e, por extensão, de religiões construídas sob a égide das articulações e negociações, ilustrando o modo com que o candomblé tradicional se adapta à sociedade digital, fruto da midiatização do mundo.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the role played by the media to the reconfiguration of the Afro- Brazilian religious field, after the widespread access to digital technologies by Brazilian popular classes and, more specifically, by the believers of the Afro-Brazilian religions. It is justified by the needing to investigate the changes occurring in religions centered on oral tradition, after the process of mediatization and hypertextualization of the sacred, of the religious secret. It highlights the importance of the use of the new communication technologies and the appropriation of digital technologies by the believers for the redefinition of liturgical practices in opposition to the mythical narratives that perpetuated the traits and religious forms through the orality. The exploration of "aesthetic and artistic dimension" of religious life deserves special attention, since that it corroborates the "frivolity" of the life on the Internet beyond the limits of the sacred and the religious, presenting its most profane face: the spectacle of life. Thus, this paper aims to understand the way in which the use of new information and communication technologies and the appropriation of digital technologies by candomblé people build new ways of sociability in the virtual reality as well as offline.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectCandomblépor
dc.titleAdeptos do Candomblepor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage973por
degois.publication.lastPage997por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleAfrican Dynamics in a Multipolar World: 5th European Conference on African Studies — Conference Proceedingspor
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

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