Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7520
Author(s): Valejo, Filipa Raquel Rebocho
Advisor: Alexandre, Joana
Agulhas, Rute
Date: 2013
Title: Práticas e estilos parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal: o papel moderador do suporte social, do género e ordem de nascimento dos filhos
Reference: Valejo, F. R. R.(2013). Práticas e estilos parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal: o papel moderador do suporte social, do género e ordem de nascimento dos filhos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7520
Keywords: Violência conjugal
Práticas educativas
Estilos parentais
Suporte social
Conjugal violence
Educational practices
Parenting styles
Social support
Abstract: A mulher vítima de violência conjugal tem vindo a merecer especial destaque entre as mais diversas formas de violência, podendo esta afetar o seu papel de mãe no exercício da parentalidade. Como tal, e no sentido de complementar a pesquisa já existente, o presente estudo pretendeu analisar as práticas educativas e os estilos parentais de mães vítimas de violência conjugal e mães não vítimas, bem como o papel moderador do suporte social (insatisfação com os amigos, insatisfação na intimidade, insatisfação com a família e insatisfação com as atividades sociais), do género e ordem de nascimento dos filhos (primogénitos e mais novos) nestas relações. A amostra foi constituída por 112 mães, vítimas (n=51) e não vítimas (n=61) de violência conjugal. Os resultados revelaram que as mulheres vítimas de violência conjugal utilizam mais frequentemente práticas educativas inadequadas mas socialmente aceites, práticas de punição física consideradas abusivas e práticas emocionalmente abusivas na interação com os seus filhos, quando comparadas com as mulheres mães não vítimas; quanto aos estilos parentais não se registaram diferenças significativas entre mulheres vítimas e não vítimas. O suporte social revelou ser a única variável moderadora, sendo que essa moderação apenas se verificou no estilo democrático; mais concretamente, as mães não vítimas são mais democráticas com os seus filhos quanto menos insatisfeitas estiverem na intimidade; já as mães vítimas são mais democráticas quanto mais insatisfeitas estiverem com as atividades sociais. Os resultados serão analisados à luz das teorias existentes.
The woman victim of conjugal violence has been given special prominence among the various forms of violence, which may affect her role as a mother in the exercise of parenting. As such, and in order to complement the existing research, this study aims to analyze the educational practices and parenting styles of mothers victims of conjugal violence and mothers non-victims, as well as the moderating role of social support (dissatisfaction with friends, the intimacy dissatisfaction, dissatisfaction with family and dissatisfaction with social activities), gender and birth order of the children (firstborn and younger) in these relationships. The sample consisted of 112 mothers, victims (n = 51) and non-victims (n = 61) of conjugal violence. The results revealed that victims most frequently use educational practices inadequate but socially accepted, practices of physical punishment considered abusive and emotionally abusive practices in interaction with their children, compared with non-victims; about parental styles, were not significant differences between victims and non-victims. The social support proved to be the only moderator variable, and this moderation occurred only at the democratic style; more specifically, the non-victims are more democratic with their children when they’re less dissatisfied with their intimacy and the victims are more democratic with their children when they’re more dissatisfied with social activities. The results will be analyzed in the light of existing theories.
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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