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http://hdl.handle.net/10071/7474
Autoria: | Geraldes, Henrique Manuel Luzia |
Orientação: | Ferreira, Patrícia Paula Lourenço Arriaga |
Data: | 2013 |
Título próprio: | A importância da comunicação emocional na agressão |
Referência bibliográfica: | Geraldes, H. M. L.(2013), A importância da comunicação emocional na agressão [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7474 |
Palavras-chave: | Agressão Contágio emocional Género Emoções Psicopatia Aggression Emotional contagion Gender Psychopathy Emotions |
Resumo: | Este estudo pretende perceber em que medida as pistas emocionais transmitidas pelos outros numa interação diádica afetam as emoções e o comportamento interpessoal. Nesse sentido considerou-se como objetivo principal, perceber em que medida é que as emoções expressas por um alvo afetam as respostas agressivas e as emoções sentidas pelo indivíduo, durante uma tarefa competitiva, em condições de provocação e não provocação. Foi ainda considerada a possível moderação do género e da psicopatia (Escala de Psicopatia de Levenson). Os participantes (N = 236) foram distribuídos aleatoriamente para uma das quatro condições de pistas emocionais mencionadas, enquanto realizam uma tarefa competitiva de tempo de resposta com um presumível adversário. O desenho 4 (Grupo experimental) X 2 (Provocação) X 2 (Sexo) X 2 (Psicopatia Primária) mostrou efeitos principais significativos da provocação, da psicopatia, do sexo, um efeito marginal do Grupo, e a interação entre Grupo e Psicopatia, destacando a importância das pistas diferenciadoras de emoções na comunicação social e relacionamento interpessoal. Os resultados foram analisados no âmbito de algumas abordagens teóricas principais (Modelo Geral de Agressão, de Anderson e Bushman, 2002; e teoria das Emoções como Informação Social, van Kleef, 2009). This study aims to understand the extent to which emotional clues transmitted by the others in a dyadic interaction affect emotions and interpersonal behavior. In this sense, it was considered as main goal: to realize the extent to which the emotions expressed by a target affect aggressive responses and emotions experienced by the individual during a competitive task, in environments of provocation and no provocation. It was also considered the possible moderation of gender and psychopathy (Levenson's Psychopathy Scale). Participants (N = 236) were randomly assigned to one of four conditions of emotional cues mentioned, while performing a competitive response time task with a presumed opponent. Drawing 4 ( experimental group ) X 2 ( Teaser ) X 2 ( Gender ) X 2 ( Primary Psychopathy ) showed significant main effects of provocation, psychopathy, sex, a marginal effect of group and the interaction between group and Psychopathy, highlighting the importance of differentiating emotions clues in social communication and interpersonal relationships . The results were analyzed in the context of some major theoretical approaches (General Aggression Model, Anderson and Bushman, 2002 and Theory of Emotions as Social Information, van Kleef, 2009). |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_henrique_luzia_geraldes.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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