Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7472
Autoria: Costa, Claudia Nepomuceno Pinto
Orientação: Monteiro, Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos
Data: 2013
Título próprio: A utilização de castigos como prática educativa em contextos escolares multi-étnicos
Referência bibliográfica: Costa, C. N. P.(2013). A utilização de castigos como prática educativa em contextos escolares multi-étnicos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7472
Palavras-chave: Castigos
Composição-étnica
Crença
Educação
Práticas
Sala de aula
Valores
Punishment
Ethnic composition
Belief
Education
Practice
Classroom
Value
Resumo: Esta dissertação visou a compreensão do significado da prática do castigo para os professores, em sala de aula, tendo em conta as suas crenças, valores e expetativas acerca da educação das crianças e do desempenho dos alunos. Relativamente à composição étnica da escola pretende-se compreender o seu efeito, enquanto fator contexto, na perceção da eficácia de práticas de castigo na sala de aula. Observámos que as professoras do primeiro ciclo apresentam crenças e valores diversos em relação à educação das crianças, nomeadamente: compreendem que os seus alunos precisam de ser ensinados cada uma sua maneira, que só fazem bem em estar na escola com crianças diferentes, valorizam atributos positivos dos alunos quando forem adultos, tais como, independentes, bem-educados e competentes. No que diz respeito a perceção da eficácia de práticas de castigo, salientaram-se as de natureza punitiva como, isolar, abanar o braço, dar um ´caldo`, considerámos como práticas nada eficazes. A composição étnica revelou ser um forte importante, tanto em relação a crença tradicionais das professoras como à sua perceção de eficácia de práticas de castigos: quanto maior é a percentagem de minorias étnicas na escola maior é a perceção de eficácia de práticas de autoridade explicada e de castigos e punições para corrigir comportamentos desviantes.
This research aimed to understand the meaning of the practice of punishment for teachers in the classroom, taking into account their beliefs, values and expectations about children's education and school achievement. Regarding the ethnic composition of the school, as a factor of context, it is intended to check whether it can explain teachers’ perception of the effectiveness of punishment practices in the classroom. We observed that the teachers of the first cycle share different beliefs and values in relation to the education of children, in particular: they understand that their students need to be taught each in his/her way, that they benefit from being in a school with different children, they value the positive attributes for their students as adults, such as independent, well-educated and competent. As regards the perception of the effectiveness of punishment, some practices are pointed out as punitive, such as isolating, shaking the child’s arm, giving a 'slap', and they are considered as non-effective. The ethnic composition was found to be an important factor, both in relation to traditional beliefs of the teachers as to their perception of effectiveness of punishment practices: the greater the percentage of ethnic minorities in school the greater the perception of effectiveness of authoritative practices and of punishments to correct deviant behavior.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_claudia_pinto_costa.pdf1,64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.