Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7380
acessibilidade
Title: Merchandising no local de pagamento: potenciar vendas com o merchandising no m2 do local de pagamento na loja de pequena dimensão
Authors: Antunes, Nuno Miguel Ferreira
Orientador: Marques, Susana Henriques
Keywords: Merchandising
Promoção de vendas
Trade marketing
Sales promotion
Issue Date: 2013
Citation: ANTUNES, Nuno Miguel Ferreira - Merchandising no local de pagamento: potenciar vendas com o merchandising no m2 do local de pagamento na loja de pequena dimensão [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7380>.
Abstract: Todos os dias em Portugal, pequenas lojas surgem e fecham em assinalável quantidade. Lojas de diferentes tipologias (serviços, produtos, de rua ou de centros comerciais) assumem um papel económico muito relevante na economia. Num país com uma grande predominância de micro e pequenas empresas, estas constituem um fator dinamizador do mercado e criador de riqueza e emprego. A exposição de produtos nas imediações da caixa registadora “ 1m2 quadrado” pode potenciar as vendas por impulso e consequentemente as vendas do negócio. O “Metro Quadrado “ de pagamento é um local por excelência visto ser de contato obrigatório para os clientes e onde os tempos de espera são potenciadores de vendas. Esta investigação visa ser abrangente no comércio de pequena dimensão, abarcando lojas díspares (pastelarias, padarias, cabeleireiros, minimercados, farmácias, lojas de roupa e calçado, gelatarias, gasolineiras, papelarias, lojas de telecomunicações, entre outros). Paralelamente produtores e importadores, estão cada vez mais dependentes das grandes superfícies comerciais para a colocação e dinamização de vendas dos seus produtos. A sua capacidade negocial é cada vez menor devido à criação e existência de grupos económicos cada vez maiores. Estes operadores também estão muito interessados no sucesso da loja de pequena dimensão e numa maior profissionalização a nível de marketing e merchandising. Pretende-se um trabalho exaustivo e aprofundado sobre o tema de forma a identificar respostas eficazes para potenciar o merchandising no local de pagamento da loja com uma área inferior a 100 metros quadrados.
Everyday in Portugal, small shops are closing in a remarkable quantity. Stores of with various commercial types (services, products, street or shopping centers) play a very important economic role in the local economy. In a country with a great predominance of micro and small enterprises, these are market facilitator’s factors and also allow creating wealth and jobs positions. The exhibition of products near the cash register "1 m2 square" can boost impulse sales and therefore increases sales business. The "Square Meter" payment is a place by excellence since it is required to contact customers and where waiting times are enhancing sales. This research aims to be comprehensive in trade small, encompassing disparate shops (patisseries, bakeries, hairdressers, mini markets, pharmacies, clothing and footwear stores, ice cream shops, petrol stations, newsagents, shops telecommunications, among others). In parallel producers and importers are becoming dependent on large commercial surfaces for placement and promotion of sales of their products. Their bargaining power is dwindling due to the creation and increasing the existent number of economic groups. These market operators are also very interested in the success of the small shop and a more professional level of marketing and merchandising. This work aims an exhaustive and depth analysis deployment on the subject in order to identify effective responses to leverage the merchandising in the payment area for stores with less than 100 square meters as total area.
Description: Mestrado em Direção Comercial
URI: http://hdl.handle.net/10071/7380
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese Nuno Antunes VERSÃO FINALnova.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.