Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7349
Author(s): Correia, Nelson Miguel Ventura Brites
Advisor: Nascimento, Generosa do
Mascarenhas, Margarida
Date: 2013
Title: Implementação do balanced scorecard em universidades públicas: estudo de caso aplicado à Faculdade de Motricidade Humana
Reference: Correia, N. M. V. B. (2013). Implementação do balanced scorecard em universidades públicas: estudo de caso aplicado à Faculdade de Motricidade Humana [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7349
Keywords: Balanced Scorecard --
Gestão de performance
Avaliação de performance
Ensino superior público
Performance management and measurement
Ensino superior -- Higher education
Public universities
Abstract: O controlo de gestão em universidades e faculdades públicas portuguesas tornou-se imprescindível na atualidade. Este estudo visa aprofundar o conhecimento sobre a avaliação de performance financeira e não financeira destas instituições e a utilização do Balanced Scorecard (BSC) como instrumento de monitorização da implementação da estratégia. Na revisão de literatura apresenta-se um resumo da experiência de utilização do BSC em algumas universidades mundiais: perspetivas, temas estratégicos, objetivos e indicadores utilizados. Seleciona-se a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) como estudo de caso e são analisados dados internos obtidos através de entrevistas, relatórios de gestão e as atas mais relevantes dos conselhos representativos. Enquadrado pela legislação portuguesa e regime jurídico das instituições de ensino superior, através do Balanced Scorecard propõe-se um sistema de alinhamento dos objetivos organizacionais, desde a Missão e Visão, consubstanciada nos estatutos aprovados pela lei orgânica da Faculdade, até à avaliação de performance de três órgãos de gestão da FMH.
The management control in Universities and Public Faculties in Portugal has become a priority in the current times. This study aims to expand the knowledge of financial and non-financial performance evaluations of these institutions and their use of the Balanced Scorecard (BSC) as an instrument to monitor the implementation of the strategy. Reviewing the literature we are confronted, succinctly, by the practical experience of using BSC in some worldwide universities: perspectives, strategic themes, objectives and the most commonly used indicators. We have chosen the Faculty of Motricidade Humana (FMH) as a study of the case, where internal data obtained through interviews are analyzed, as well as the most relevant management reports and council minutes. Structured within the Portuguese legislation and judicial regime of secondary school institutions, through the Balanced Scorecard we propose a system that aligns the organizational objectives, from the Mission and Vision, allied with approved statutes through the organic law of the Faculty, to the assessment of performance of three management departments in the FMH.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_nelson_brites_correia.pdf4,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.