Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7320
Author(s): Gonçalves, Nádia Isabel Carreira
Advisor: Madureira, César Nuno Grima
Date: 2013
Title: Fatores de (in)sucesso na educação em Portugal: perspetiva comparada do sistema educativo português e finlandês
Reference: Gonçalves, N. I. C.(2013). Fatores de (in)sucesso na educação em Portugal: perspetiva comparada do sistema educativo português e finlandês [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7320
Keywords: Administração pública
Educação
Sistemas educativos
Insucesso escolar
Public administration
Education
Education system
School failure
Abstract: O Estado e a Administração Pública apresentam inúmeras alterações na sua evolução, consequência do desenvolvimento das sociedades e do aumento da exigência dos cidadãos que provocam inúmeras alterações nos mais diversos setores. A educação contribuiu consideravelmente para o crescimento e desenvolvimento económico, o que alterou a perceção da importância atribuída à mesma. Esta passou a ser encarada não só como um recurso que contribui para a qualidade de vida dos cidadãos, mas como um investimento a médio-longo prazo na criação de valor e sustentabilidade do próprio Estado. Ao longo dos últimos trinta anos tem sido notório o esforço no sentido de recuperar o atraso que distancia Portugal dos padrões médios de desenvolvimento da União Europeia, particularmente no que respeita aos níveis de educação. No entanto esse esforço não se tem revelado suficiente, uma vez que a maioria da população portuguesa ainda apresenta baixos níveis de escolaridade. A presente dissertação pretende ajudar a compreender os problemas com que se debate atualmente o sistema educativo português, mais concretamente no ensino básico. A análise da problemática do insucesso escolar surge como o objetivo primordial, no sentido de identificar os fatores que influenciem os baixos resultados dos alunos e de que forma as políticas públicas contribuem para a eficácia do sistema educativo. Nas avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, Portugal apresenta valores baixos em todas as categorias avaliadas (Leitura, Matemática e Ciências) ficando abaixo da média dos países europeus. Contrariamente, a Finlândia destacou-se nas quatro edições realizadas, posicionando-se nos primeiros lugares do ranking. Partindo da pergunta: “Será possível importar o modelo educativo finlandês?”, a presente dissertação compara o sistema educativo português e o finlandês, no sentido de analisar bons exemplos que possam servir de soluções para os baixos resultados dos alunos portugueses, tais como a diminuição do peso da avaliação e da retenção escolar, e o aumento da qualificação dos professores.
The evolution of society and increase of awareness and level of demand of its fellow citizens, presented many challenges along the way to the State and Public Administration forcing them to adapt and reform all kind of sectors. Education contributed greatly to the growth and economic development which led to the change of public perception of its central role and strategic importance. Nowadays, it is not only perceived as a resource to increase the standards and quality of life within the society but also a medium-to-long investment to create value and sustainability for the State itself. In the last thirty years there has been an effort to diminish the gap in terms of the development indicators and education standards between Portugal and the rest of the European Union. Even so, literacy levels within the Portuguese population are still low comparing with the average in those countries. The following dissertation wish to identify and help understanding the problems that the Portuguese educational system is facing today, more specifically at the elementary and middle school levels. The focus on school failure as the major goal, in way to identify the factors responsible for the bad results and poor student performance, and in which way the public policies contribute to the efficacy of the educational system. In the Programme for International Student Assessment, Portugal presented below average results in all the evaluated categories (Reading, Mathematics and Science). In contrary, Finland had outstanding results, always listing herself in the top positions of the ranking. Starting from the question: “ Is it possible to import the Finish educational model?”, the following dissertation compares both Finish and Portuguese educational systems in order to identify and analyze the good examples that can be applicable to the Portuguese context and help the underperforming Portuguese students to improve their results, such as reducing the weight of the evaluation process, and increasing the teachers qualifications.
Degree: Mestrado em Administração Pública
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_nadia_carreira_goncalves.pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.