Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7319
Author(s): Silva, José Fernando Morais da
Advisor: Esteves, Francisco Gomes
Prada, Marília Ester
Date: 2012
Title: Primação subliminar: uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de escolha do consumidor?
Reference: Silva J. F. M. (2012). Primação subliminar: uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de escolha do consumidor? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7319
Keywords: Primação
Subliminar
Persuasão -- Persuasion
Estimulo
Priming
Subliminal
Stimulus
Abstract: Muito se tem escrito sobre a existência de mensagens subliminares nos anúncios publicitários e propaganda política bem como as consequências da sua eficácia nos públicos a que se destinam. De forma premeditada ou não ela é uma realidade criando uma apreensão social pelo sentimento de subjugação a uma eventual manipulação da nossa vontade. O nosso trabalho teve a pretensão de ajudar a esclarecer o que está para além do senso comum. Realizamos uma experiência onde sujeitamos os participantes a várias sessões de cinema e medimos o seu comportamento após terem sido sujeitos à presença de um estímulo subliminar. Os resultados indicam que os efeitos da persuasão subliminar não foram eficazes, não havendo preferência pela escolha da marca apresentada de forma subliminar.
Much has been written about the existence of subliminal messages in advertising and political propaganda as well as the consequences of its efficacy in the intended audiences. Premeditated or not it is a reality by creating a feeling of apprehension social subjugation to a possible manipulation of our will. Our study had the pretension to help clarify what is beyond common sense. We conducted an experiment where we subject the participants to various film sessions and measured their behaviours after subjected to the presence of a subliminal stimulus. The results indicate that the effects of subliminal persuasion were not effective, with no preference for selecting the mark displayed subliminally.
Degree: Mestrado em Psicologia das Emoções
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_jose_morais_silva.pdf2,55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.