Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7294
Author(s): Abdul, Romana Mahboob
Advisor: António, Nelson Santos
Date: 2010
Title: Análise da qualidade da universidade politécnica
Reference: Abdul, R. M. (2010). Análise da qualidade da universidade politécnica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7294
Keywords: Ensino superior -- Higher education
Qualidade dos serviços -- Services quality
Modelo EQUIS
Critério de avaliação -- Evaluation criteria
Model EQUIS
Abstract: Actualmente, Moçambique tem desenvolvido esforços para garantir um ensino de qualidade nas instituições de ensino superior, tendo em conta que, para um país se desenvolver necessita de formar quadros superiores qualificados. Para tal é necessária a implementação de instrumentos de qualidade nas instituições de ensino superior, bem como criar a consciencialização sobre os temas da qualidade. O ensino superior é essencialmente um serviço de transmissão e aprendizagem de conhecimentos, sendo que a forte concorrência que se verifica actualmente nesta área, leva a que estas instituições prestem, cada vez mais, atenção à qualidade dos serviços, de modo a manterem-se competitivas no mercado e responder às exigências das partes interessadas (estudantes, empresas, docentes, sociedade, membros administrativos). Neste contexto, torna-se pertinente analisar a qualidade dos serviços das instituições de ensino superior em Moçambique, tendo como objecto de estudo a Universidade Politécnica. Foi realizado uma entrevista a direcção da universidade e um questionário aos alunos e docentes, baseado no modelo EQUIS. Os resultados permitiram-nos compreender a posição da Universidade Politécnica face ao modelo em estudo, isto é, se reúne os requisitos para concorrer à acreditação EQUIS.
Currently, Mozambique is making efforts to guarantee quality on the higher education institutions. According to the government a developing country needs qualified labour. This requires the implementation of quality tools in higher education institutions, as well to create awareness on the issues related to quality. We consider higher education as a service and the strong competition existing in this service requires that the higher education institutions pay attention to the quality of their services. In order to survive in this competitive sector the institutions should also pay attention to the needs of different stakeholders (students, enterprises, faculty, society, administrative members). In this dissertation, we study the case of Polytechnic University, in order to analyze the quality of the Mozambican higher education institutions. We conduct interviews to the board members and we run a questionnaire, based on the EQUIS’ model to students and faculty members. The results allowed us to understand the position of Polytechnic University face to EQUIS’ model, which means, if the University is prepared to apply for EQUIS accreditation.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_romana_mahboob_abdul.pdf
  Restricted Access
2,06 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.