Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7285
Autoria: Amaral, Lara Figueiredo
Orientação: Ferreira, Jorge
Data: 2011
Título próprio: O centro educativo como resposta sócio-educativa e reparadora do jovem delinquente
Referência bibliográfica: Amaral, L. F. (2011). O centro educativo como resposta sócio-educativa e reparadora do jovem delinquente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7285
Palavras-chave: Centro educativo
Diagnóstico aprofundado
Intervenção social
Jovem delinquente
Medida tutelar educativa
Resposta sócio-educativa
Resposta reparadora
Education Center
Detailed study
Social service intervention
Young offenders
As guardian of education
Socio-educational response
Reparative response
Resumo: O presente trabalho visa uma análise sobre o Centro Educativo como resposta sócio-educativa e reparadora do jovem delinquente. Neste sentido, serão primeiramente abordadas questões consideradas fulcrais para o desenvolvimento e compreensão do tema, como é o caso das transformações sociais e legais que surgiram tanto a nível nacional como a nível internacional, como é aplicada a Lei Tutelar Educativa (n.º 166/99) e em que consiste a Intervenção do Serviço Social em Centros Educativos, posteriormente será apresentado o projecto a incrementar. Este último propõe e salienta a importância de um diagnóstico aprofundado sobre os jovens com medidas tutelares educativas aplicadas em Centro Educativo. Todo o trabalho desenvolvido tem como principal objectivo contribuir para uma melhor resposta social, neste caso específico, juntos de jovens delinquentes, ou seja, a promoção da reinserção social dos mesmos está na base de todo o projecto e não são esquecidos princípios como a dignidade humana, a valorização da auto-estima e a capacidade de decisão dos educandos.
The study is an analysis of the Education Center in response socio-educational and repair of the young offender. In this sense, will be first addressed issues considered crucial for the development and understanding of the topic, as is the case of the social and legal issues that arose both nationally and internationally, how is applied the Education an Guardianship Legislation wherein Intervention in Social Education Centers. Latter you will know the project to be developed. The latter proposes and stresses the importance of a detailed study on young people with educational guardianship measures applied in the Education Center. All work will primarily aim to contribute to a better social intervention in this particular case, with young offenders, that is, the promotion of social rehabilitation of these will be the basis of the whole project and won’t be forgotten principles such as human dignity the valuation of self-esteem and decision-making ability of students.
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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