Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/724
Author(s): | Coelho, Bernardo |
Date: | 2008 |
Title: | De Johnny Guitar à incerteza implícita no novo. A vida de todos os dias como compasso da mudança das relações de género na família |
Collection title and number: | CIES e-Working Paper Nº 44/2008 |
ISSN: | 1647-0893 |
Keywords: | Relação de género Masculinidade Feminilidade Família Recomposição |
Abstract: | Johnny Guitar (filme de Nicholas Ray, 1954) permite criar um imaginário comum e contextualizador, funcionando como metáfora analítica para as transformações hesitantes das relações sociais de género e recomposições incertas da masculinidade que têm lugar no plateau da família. Apesar da popularidade de valores modernistas legitimadores da igualdade, da liberdade de escolha, que desconstroem ideias tradicionais da feminilidade e da masculinidade hegemónica, estes movimentos não anulam uma força social de uma outra ordem de género estruturada na desigualdade, coexistindo dois tempos: o da transformação e o da continuidade. O que nos interessa aqui é analisar o que se esconde nesta incerteza que acompanha a emergência de novos sentidos da masculinidade, da feminilidade e da família. Área cinzenta do quotidiano ocupada por processos negociais e de recomposição das relações de género, do lugar do homem na família e, de forma mais particular, pelas reconfigurações no que significa ser-se homem e mulher. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-WP - Working papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CIES-WP44_Coelho_.pdf | 380,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.