Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/7202
Author(s): | Silva, Sílvia Magda Costa da |
Advisor: | Lourenço, Isabel |
Date: | 2012 |
Title: | Determinantes da divulgação de informação sobre sustentabilidade na internet: Análise empírica no setor financeiro |
Reference: | Silva, S. M. C. da. (2012). Determinantes da divulgação de informação sobre sustentabilidade na internet: Análise empírica no setor financeiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7202 |
Keywords: | Sustentabilidade -- Sustainability Reporte online Governo das sociedades Setor financeiro -- Financial sector Internet reporting Corporate governance |
Abstract: | Esta dissertação analisa a relação entre características de Corporate Governancee a
divulgação de informação sobre sustentabilidade, através da internet, por parte do setor
financeiro da UE. As características de Corporate Governanceincluem a independência e
experiência do conselho de administração, a dualidade de funções do CEO e a estrutura
acionista. Além disso, foram considerados outros fatores como a dimensão e a rentabilidade
da empresa e a origem legal do respetivo país.
Os resultados evidenciam que as instituições financeiras divulgam informação sobre
sustentabilidade através da internet quando: (i) têm uma maior percentagem de
administradores independentes e com experiência em conselhos de administração de outras
empresas, (ii) têm uma maior dispersão do capital social e (iii) têm uma maior dimensão. As
instituições financeiras estabelecidas em países deorigem legal escandinava são mais
propensas à divulgação das práticas de sustentabilidade do que as estabelecidas em países de
origem legal alemã, enquanto que as empresas estabelecidas em países de origem legal
francesa são as que menos divulgam informação sobresustentabilidade.
No que respeita à dualidade de funções do CEO e à rentabilidade da empresa, os
resultados revelam que estas variáveis não são relevantes para explicar a divulgação sobre
sustentabilidade, através da internet, por parte das instituições financeiras abrangidas por este
estudo. This study examines the association between corporate governance characteristics and online sustainability reporting of EU financial industry. The corporate governance characteristics include board independence, board experience, role duality and ownership structure. In addition, other factors were considered such as the company size and profitability and its country’s legal origin. The results show that financial institutions disclose online information about sustainability when: (i) have a higher percentage of independent and experienced directors, (ii) have a dispersed ownership structure and (iii)are larger companies. Financial firms established in countries with Scandinavian legal origin are more likely to sustainability practices disclosure than those established in countries with German legal origin, while firms in countries with French legal origin are the leastlikely to disclose information about sustainability. Regarding the role duality and company profitability, the results reveal that these variables are not relevant to explain the sustainability disclosure on the websites of financial institutions covered by this study. |
Degree: | Mestrado em Contabilidade |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_silvia_costa_silva.pdf | 459,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.