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dc.contributor.advisorCaramelo, Sérgio Vital Braz-
dc.contributor.authorMota, Graça Maria Ramalheiro-
dc.date.accessioned2014-05-09T10:14:52Z-
dc.date.available2014-05-09T10:14:52Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-10por
dc.identifier.citationMota, G. M. R. (2011). Papel dos avós no acompanhamento das crianças da 1ª infância: contributo metodológico para a programação de equipamentos sociais creches [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7149pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7149-
dc.description.abstractHoje em dia cada é vez mais uma preocupação dos pais, saber onde irão deixar os seus filhos logo que termine a licença parental. Com o objectivo de perceber como as famílias se estruturam, o tema do trabalho, incide sobre o apoio à primeira infância. Deste modo, pretendeu-se saber quais as principais respostas de que as famílias dispõem. Os principais resultados revelaram que, consoante as suas necessidades e disponibilidades, as famílias tanto se estruturam pela via familiar, como pela institucional. Contudo, a maioria recorre aos cuidados informais através do apoio familiar, nomeadamente dos avós, mostrando claramente a importância e o peso dos avós para esta faixa etária que se situa entre os zero e os três anos, uma vez que as opções são transversais à situação económica dos agregados familiares, Isto é, tanto procuram o apoio dos avós, os que têm parcos rendimentos como aqueles que detêm uma situação financeira mais confortável. No entanto nota-se que os que recorrem aos cuidados formais só o fazem pela impossibilidade dos avós. Neste sentido, face ao peso que os cuidados informais tiveram nas escolhas das inquiridas, os resultados mostram que é pertinente ter em conta o papel dos avós num exercício de planeamento de equipamentos educativos, uma vez que o apoio pela via informal dá resposta a mais de metade das necessidades.por
dc.description.abstractToday is increasing the concern of parents in where to leave their children when the parental license ends. In order to understand how families are structured, the theme of the work focuses on supporting early childhood. Therefore, we wanted to know the main answers that families have. The main results shows, that depending on their needs and availability, families are structured by informal cares or instead, by institutional channels. However, most of the families resorts to the informal care through family support, mainly with the support of grandparents, showing clearly, the importance of grandparents for this age group (between zero and three years) since the options are transversal to the economic situation. In fact, both targets are seeking the support of grandparents: those who have a less income as those who have a more comfortable financial situation. However note that those who resort to formal care, do it, only because the impossibility of the grandparents. In this sense, given the weight they had in informal care, the results show that it is relevant taking into account the role of grandparents in an exercise of planning educational facilities, because the support given through an informal care, give answer to more than half of the needs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectAvós -- Grandparentspor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectPlaneamento de equipamentos sociaispor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectDaycarepor
dc.subjectSocial infrastructure planningpor
dc.titlePapel dos avós no acompanhamento das crianças da 1ª infância: contributo metodológico para a programação de equipamentos sociais crechespor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia e Planeamento-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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