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http://hdl.handle.net/10071/7088
Autoria: | Pires, Mariana José Neto Sobrinho |
Orientação: | Marques, Paulo Sousa Ramos, Madalena |
Data: | 2013 |
Título próprio: | As alterações do comportamento de compra de bens alimentares resultantes da atual crise: famílias portuguesas com filhos no ensino superior público |
Referência bibliográfica: | Pires, M. J. N. S. (2013). As alterações do comportamento de compra de bens alimentares resultantes da atual crise: famílias portuguesas com filhos no ensino superior público [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7088 |
Palavras-chave: | Comportamento do consumidor -- Consumer behavior Crise -- Crisis Bens alimentares Comportamentos de compra Alimentação -- Food Buying behavior |
Resumo: | O estudo do comportamento do consumidor foca-se na compreensão da forma como
os indivíduos tomam as suas decisões e nos processos envolvidos na seleção, aquisição, uso
ou eliminação de um produto ou serviço. A análise do comportamento do consumidor
assume, assim, extrema importância para as organizações por permitir compreendê-lo melhor,
ajudando-as a aplicar estratégias de marketing mais eficazes de forma a atingir o objetivo de
vender o seu produto ou serviço. Contudo, o comportamento do consumidor é influenciado
por fatores internos e externos, sendo um dos fatores externos a economia do país. Em tempos
economicamente difíceis como o que Portugal atravessa, os padrões de compra dos indivíduos
têm tendência a alterar-se face aos verificados em tempos de prosperidade económica.
Centrada apenas nos bens alimentares, a presente dissertação pretende analisar as
alterações do comportamento de compra deste tipo de bem, na sequência da crise. Através da
aplicação de um questionário a uma amostra de conveniência, foi possível averiguar que,
apesar da ordem de importância dos diferentes tipos de bens (alimentares, não alimentares e
duradouros) se ter mantido inalterada, a importância dos bens alimentares aumentou.
Concluiu-se também que a maioria dos indivíduos diminuiu as suas despesas com bens
alimentares na sequência da diminuição do rendimento disponível. Analisando as diferentes
categorias de bens alimentares, em termos de importância relativa de cada uma delas no total
das despesas, assistimos a uma diminuição da importância da carne – que desceu ligeiramente
passando do 1º lugar para o 2º, por troca com os produtos de mercearia – e do peixe fresco –
que desceu também, por contrapartida ao aumento da importância do leite e lacticínios, fruta,
pão e hortícolas frescos. Em termos de novos hábitos de compra adquiridos devido à crise,
concluiu-se que estes consumidores procuram cada vez mais promoções e são mais sensíveis
ao preço. Paralelamente, procurou-se compreender se existia alguma relação entre os
comportamentos de compra de bens alimentares e algumas características sociodemográficas
(habilitações, rendimento e condição perante o trabalho), o que não se confirmou. Por último,
o presente estudo permitiu criar uma tipologia de novos hábitos de compra, constituído por 4
tipos de consumidores: os Poupados, os Preocupados, os Despreocupados e os Racionais. The study of consumer behavior focuses on understanding how individuals make their decisions and the processes involved in the selection, acquisition, use or disposal of a product or service. The analysis of consumer behavior is extremely important for organizations because it allows them to know how to understand the consumer better, in order to help them to implement the most effective marketing strategies to achieve the goal of selling their product or service. However, consumer behavior is influenced by internal and external factors, which one of the external factors is the country’s economy. In difficult times like Portugal is going through, the purchasing patterns of individuals tend to change comparing with in times of economic prosperity. Focusing only on food, this thesis aims to analyze changes in the buying behavior of this type of goods, due to the crisis. Through the application of a survey to a convenience sample, it was possible to verify that despite the order of importance of different kinds of goods (food, non-food and durable) has remained unchanged, the importance of food increased. Furthermore, it was concluded that most individuals decreased their expenditure on food as a result of the decrease in disposable income. Analyzing the different categories of food, in terms of relative importance of each in the total expenditure on these goods, there was a decline in the significance of the meat - which slightly shifted from 1st to 2nd, in exchange for the groceries products - and fresh fish - which also declined, by contrast to the increased importance of milk and dairy products, fruit, bread and fresh vegetables. In terms of new buying habits acquired due to the crisis, it was concluded that these consumers are increasingly looking for promotions and are more price sensitive. At the same time, we attempted to understand whether there was a relationship between the purchasing behavior of food and sociodemographic characteristics (education, income and employment status), which was not confirmed. Finally, this study has enabled to create a new typology of buying habits, consisting of 4 different types of consumers: Saved, Concerned, Unconcerned and Rational. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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