Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/7043
Author(s): Ferreira, Patrícia Florinda Peixoto Cruz
Advisor: Correia, Isabel
Santos, Maria Helena
Date: 2013
Title: Perceções de justiça na avaliação do desempenho docente em professores do ensino básico
Reference: Ferreira, P. F. P. C.(2013). Perceções de justiça na avaliação do desempenho docente em professores do ensino básico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7043
Keywords: Avaliação de desempenho
Docência
Justiça procedimental
Justiça distributiva
Justiça interacional
Performance evaluation
Teaching
Procedural justice
Distributive justice
Interactional justice
Abstract: Esta investigação, teórica e empírica, procurou perceber as opiniões dos/as docentes sobre perceções de (in)justiça percebidas no sistema de avaliação de desempenho que lhes está afeto. Mais concretamente, este estudo procurou responder a três objetivos específicos: I) quais as opiniões dos/as professores/as quanto aos resultados alcançados com o sistema de avaliação de desempenho (i.e., justiça distributiva); II) quais as opiniões dos/as professores/as sobre como se processa o sistema de avaliação de desempenho (i.e., justiça procedimental); III) quais as opiniões dos/as professores/as sobre as dinâmicas na relação entre os pares no sistema de avaliação de desempenho (i.e., justiça interacional). No plano teórico, procedeu-se a uma revisão de literatura sobre dois temas principais: avaliação de desempenho e perceções de justiça. A nível empírico, numa perspetiva qualitativa, foi realizado um estudo, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada, que englobou oito professoras do ensino básico público, duas de cada um dos ciclos de ensino. Os resultados, obtidos com recurso ao software Alceste, mostraram que a dimensão mais importante de justiça evidenciada foi a justiça distributiva, mais referida por parte das professoras do 2º e 3º ciclos e da educação especial, nos dois níveis de carreira (8-12 e 18-37 anos). A segunda dimensão mais importante revelou ser a interacional, mais referenciada pelas professoras do 1º ciclo com menos anos de carreira. A dimensão de justiça procedimental não surge relacionada com nenhuma das variáveis sociodemográficas em particular (níveis de ensino e anos de carreira), o que significa que é transversal aos discursos das professoras entrevistadas.
This theoretical and empirical research sought to perceive teachers’ opinions on the (in) justice underlying the system of assessment in question. More specifically, this study has three specific objectives at aim: I) what the teachers’ views are relating to the results obtained in the teachers’ performance evaluation (i.e., distributive justice); II) what the teachers’ opinions are on the teacher’s evaluation procedures (i.e., procedural justice); III) what the teachers’ views are on the relations established among peers during and caused by the teachers’ performance evaluation (i.e., interactional justice). Theoretically, literature on two major themes – performance evaluation and perceptions of justice. Empirically, and in a qualitative perspective, a study was conducted, using a semi-structured interview technique, which included eight public basic education teachers (two primary school teachers, two elementary school teachers, two secondary school teachers and two teachers of special educational needs). The results (obtained using Alceste software) show that the most important justice dimension evidenced was distributive justice, mainly by special needs and elementary and middle school teachers, from both year careers. The second most important was interactional justice, most referred to by primary school teachers, with fewer years career. Procedural justice dimension is not related to any of the social demographic variables in question (teaching levels and career years).
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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