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http://hdl.handle.net/10071/6858
Author(s): | Furtado, Nuno Gonçalo Toulson De La Puente |
Advisor: | Carvalho, José Crespo de Manteigas, José |
Date: | 2013 |
Title: | Logística GPL: o projeto da telemetria na distribuição a granel da GALP |
Reference: | Furtado, N. G. T. P.(2013). Logística GPL: o projeto da telemetria na distribuição a granel da GALP [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6858 |
Keywords: | GPL Telemetria Produtividade Eficiência LPG Telemetry Productivity Efficiency |
Abstract: | O arranque do projeto do Gás Natural em 1995 veio introduzir uma nova fonte de energia
primária no país e uma alternativa ao mercado tradicional de Gás de Petróleo Liquefeito
(GPL). O aumento da concorrência e da massificação da oferta de Gás Natural nos principais
centros urbanos levou a uma alteração na constituição da carteira de clientes de GPL, que
passou a apresentar consumos específicos menores e uma maior dispersão geográfica.
Esta contração do mercado de GPL levou a uma maior necessidade de otimização dos
processos logísticos e de gestão do transporte de forma a aumentar a sua eficiência e,
consequentemente, a torná-los mais produtivos. Surgiu assim o projeto de instalação de
telemetria, que visa uma gestão mais adequada do processo e tem o objetivo de reduzir o
número de quilómetros percorridos pela frota automóvel, bem como o aumento do número de
toneladas entregues por viatura.
Este estudo pretende aferir se o processo de implementação progressivo do sistema de
telemetria tem impacte na produtividade no processo de abastecimento dos reservatórios de
GPL e, consequentemente, na produtividade da frota dedicada a essa atividade, nas zonas
norte e sul de Portugal continental.
Procurando avaliar as mudanças de produtividade dos processos de entrega, recorreu-se ao
Índice de Produtividade Total de Malmquist (MI), que é uma variante da metodologia nãoparamétrica
de Análise Envolvente de Dados.
Constatou-se que o sistema de telemetria é, de facto, uma mais-valia para a produtividade do
sistema logístico. Especificamente, verificou-se um aumento de produtividade no ano de 2012
comparativamente à média de 2010/11. The beginning of the Natural Gas project in 1995 introduced a new primary energy source in the country and an alternative to the traditional market of LPG. Increased competition and the commoditization of natural gas supply in major urban centers, led to a change in the composition of the LPG customer, which began to show lower specific consumption and greater geographic dispersion. This contraction of the LPG market has led to a greater need for optimization of logistic processes and transport management in order to increase efficiency and become more productive. Thus, emerged a project to install a telemetry system, aimed to promote a better management of the process, so to reduce the number of kilometers travelled by the truck fleet as well as increasing the number of tones delivered per vehicle. This study aims to analyze if the process of the progressive implementation of the telemetry system has an impact on the productivity of the supply system of LPG tanks and hence the productivity of the fleet dedicated to this activity in the northern and southern areas of mainland Portugal. In order to analyze the change of productivity in the delivery process this study resorted to Malmquist Productivity Index (MI), which is a variant of the non-parametric method of Data Envelopment Analysis (DEA). It was found that the telemetry system is indeed an asset for productivity of the logistics system. Specifically, there was an increase in productivity during 2012 when comparing to the average of 2010/11. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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