Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6840
Author(s): Matos, José Miguel Pereira Diamantino de
Advisor: Dionísio, Pedro
Date: 2013
Title: Apostas desportivas online comportamento e perfil do apostador português
Reference: Matos, J. M. P. D.(2013). Apostas desportivas online comportamento e perfil do apostador português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6840
Keywords: Apostas desportivas online
Identificação com equipa desportiva
Online sports betting
Sports team identification
Abstract: O mercado das apostas desportivas online tem tido um enorme crescimento nestes últimos anos, e estima-se que continue a crescer de forma sustentada nos próximos. Apesar deste grande crescimento ainda são escassos os estudos académicos neste mercado. O principal objectivo deste estudo consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico no que concerne ao mercado das apostas desportivas online. Procurou-se identificar e compreender o comportamento e perfil do apostador português. Ou seja, o intuito final desta investigação é entender se o apostador português tem um perfil de fã virado para o consumo, ou um perfil mais de investidor, profissional em que único objectivo é o retorno financeiro. Para tal, nesta pesquisa foi realizado um questionário em que a primeira parte aborda a identificação do indivíduo com a sua equipa, e a segunda parte aborda a participação em apostas desportivas online e o comportamento do consumo. Através desta pesquisa procura-se perceber se os indivíduos com maiores índices de identificação com a sua equipa são mais propensos a realizar apostas desportivas online, bem como entender se os apostadores que apostam mais dinheiro são também os que mais gastam com a equipa em bilhetes, merchandising e subscrições televisivas.
The market of online sports betting has had a huge growth in recent years and is estimated to continue to grow in a sustainable way in the next ones. In spite of this big growth, academic studies on the subject are still scarce. The main objective of this study consists in the development of the empirical knowledge that concerns the market of online sports betting. It was sought to identify and comprehend the behavior and profile of the portuguese better. In other words, the final aim of this research is to understand if the typical portuguese better has a fan type profile directed to consumption or an investor type profile closer to that of the investor, which means, professional and with the sole purpose of financial return. To achieve this outcome, in the context of this research, it was made a survey. The first part of the survey addresses the subject identification, where as the second part regards the participation in sport betting online and consumer type behavior. Through this research it is intended to apprehend if subjects with higher identification indexes with their team are more willing to perform sports bets online. Furthermore, it is wanted to understand if betters that wager more money are also the ones that waste more money on their team, namely in buying game tickets, merchandizing and television subscriptions.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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