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http://hdl.handle.net/10071/6837
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Title: Marketing relacional no futebol português Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, que lugar ocupa nas suas estratégias de comunicação?
Authors: Rodrigues, Luísa Mariana
Orientador: Afra, Pedro
Keywords: Marketing
Cliente/consumidor
Futebol
Emoção
Customer
Football
Emotion
Issue Date: 2013
Citation: RODRIGUES, Luísa Mariana - Marketing relacional no futebol português Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, que lugar ocupa nas suas estratégias de comunicação? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, Ano. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6837>.
Abstract: A importância que a utilização do marketing relacional tem vindo a assumir no meio empresarial e institucional nos dias que correm é cada vez mais evidente e necessária na corrida pela atração, aproximação e fidelização de clientes/consumidores às suas marcas. As instituições desportivas não fogem nem a esta necessidade nem à real integração do marketing relacional como método e forma de chegar ao seu alvo. São, no entanto, casos muito particulares dada a carga emocional que reveste a relação empresa-cliente. Ou, neste caso particular, clube-adepto. Esta tese pretende analisar e avaliar de que modo o marketing relacional é integrado nas estratégias de marketing dos dois clubes mais importantes da cidade de Lisboa, dois dos três maiores clubes de futebol a nível nacional – Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica. Que meios utilizam, que tipo de campanhas de comunicação são realizadas e o que ainda está por fazer. E perceber, através desta análise, que papel é dado à gestão e manutenção da relação com o adepto de forma a aproximá-lo da marca e fidelizá-lo.
The importance of using Relational Marketing on the corporate and institutional area, these days, has been increasingly evident and necessary on the running towards customer attraction, closeness and loyalty to their brands. The Sports Institutions do not escape to this necessity or to the real integration of Relational Marketing as a method and a way to reach their targets. They are, however, very particular cases due to emotional force that coats the relationship between company and client. Or, in this case, football club and its supporter. This thesis aims to analyze and evaluate how the marketing is integrated in Relational Marketing strategies on the two most important football clubs of Lisbon, two of the three biggest clubs nationwide – Sporting Clube de Portugal and Sport Lisboa e Benfica. Which ways are used, which communication campaigns are conducted and what remains to be done. And realize, through this analysis, what role is given to the management and maintenance of the relationship with the fan in order to bring you the brand and creating loyalty it.
Description: Tese submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Marketing Relacional e Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10071/6837
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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