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dc.contributor.advisorAfra, Pedro-
dc.contributor.authorRodrigues, Luísa Mariana-
dc.date.accessioned2014-04-01T10:53:20Z-
dc.date.available2014-04-01T10:53:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationRodrigues, L. M.(2013). Marketing relacional no futebol português Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, que lugar ocupa nas suas estratégias de comunicação? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6837pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6837-
dc.description.abstractA importância que a utilização do marketing relacional tem vindo a assumir no meio empresarial e institucional nos dias que correm é cada vez mais evidente e necessária na corrida pela atração, aproximação e fidelização de clientes/consumidores às suas marcas. As instituições desportivas não fogem nem a esta necessidade nem à real integração do marketing relacional como método e forma de chegar ao seu alvo. São, no entanto, casos muito particulares dada a carga emocional que reveste a relação empresa-cliente. Ou, neste caso particular, clube-adepto. Esta tese pretende analisar e avaliar de que modo o marketing relacional é integrado nas estratégias de marketing dos dois clubes mais importantes da cidade de Lisboa, dois dos três maiores clubes de futebol a nível nacional – Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica. Que meios utilizam, que tipo de campanhas de comunicação são realizadas e o que ainda está por fazer. E perceber, através desta análise, que papel é dado à gestão e manutenção da relação com o adepto de forma a aproximá-lo da marca e fidelizá-lo.por
dc.description.abstractThe importance of using Relational Marketing on the corporate and institutional area, these days, has been increasingly evident and necessary on the running towards customer attraction, closeness and loyalty to their brands. The Sports Institutions do not escape to this necessity or to the real integration of Relational Marketing as a method and a way to reach their targets. They are, however, very particular cases due to emotional force that coats the relationship between company and client. Or, in this case, football club and its supporter. This thesis aims to analyze and evaluate how the marketing is integrated in Relational Marketing strategies on the two most important football clubs of Lisbon, two of the three biggest clubs nationwide – Sporting Clube de Portugal and Sport Lisboa e Benfica. Which ways are used, which communication campaigns are conducted and what remains to be done. And realize, through this analysis, what role is given to the management and maintenance of the relationship with the fan in order to bring you the brand and creating loyalty it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectCliente/consumidorpor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectEmoçãopor
dc.subjectCustomerpor
dc.subjectFootballpor
dc.subjectEmotionpor
dc.titleMarketing relacional no futebol português Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, que lugar ocupa nas suas estratégias de comunicação?por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
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