Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6769
Author(s): Colaço, Diogo Fernandes
Advisor: Portela, Sofia Lopes
Date: 2013
Title: Joint-ventures : uma ferramenta estratégica na internacionalização de PME portuguesas
Reference: Colaço, D. F.(2013). Joint-ventures: uma ferramenta estratégica na internacionalização de PME portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6769
Keywords: Joint Ventures
Strategy
Internationalization
Small and medium enterprises
Estratégia
Internacionalização
Pequenas e médias empresas
Abstract: Despite the recent challenging economic environment, the SMEs have retained their position as the backbone of the European economy. Similar scenario can be found in Portugal, where SMEs have assumed a primary role and helped increasing the national export. Facing a deceleration in the European Common Market growth, both European and Portuguese SMEs have to redirect their activity toward new international markets and targets. Taking into consideration this scenario it’s important for SMEs to plan their internationalization strategy and chose the best tools for this purpose. Joint Ventures are frequently associated with large companies; nevertheless they have become a popular vehicle among SMEs and used as an effective and flexible tool in their internationalization programs. The formation of a Joint-venture allows SMEs to overtake bureaucratic, legal and financial barriers and at the same time to compete against larger corporations. This paper examines 14 Joint-ventures formed by Portuguese companies. Based on a questionnaire survey built for this purpose we intend to identify the main characteristics of these agreements, the factors that can lead to their success or failure, as well as the main reasons for Portuguese SMEs internationalization.
Apesar das condições económico-financeiras adversas, as PME têm conseguido manter intacta a sua posição como a espinha dorsal da economia europeia. Cenário semelhante verifica-se em Portugal, com as PME nacionais a assumirem em papel ativo e essencial no aumento das exportações nacionais. A desaceleração económica do Mercado Comum Europeu obrigou as PME europeias e, em particular, as PME portuguesas, a repensar as suas estratégias corporativas, não só relativamente ao mercado doméstico, mas acima de tudo, no que respeita à sua internacionalização. A identificação e desenvolvimento de novos mercados internacionais de destino, bem como a adoção de formas/modelos de internacionalização mais eficazes fazem hoje, mais que nunca, parte da agenda das PME. Frequentemente associadas a grandes Empresas Multinacionais, as Joint-ventures têm vindo a ganhar popularidade junto das PME, como uma ferramenta eficaz no processo de internacionalização. A formação de uma JV não só permite às PME ultrapassar limitações de índole burocrática, legal e financeira, como também as coloca num patamar de igualdade com empresas de maior dimensão. Este trabalho analisa 14 Joint-ventures formadas por empresas portuguesas, nas mais diversas áreas de negócio, tendo por base um questionário desenvolvido para o efeito. Através deste expediente procuramos identificar qual a perceção que as empresas têm do processo de formação de uma Joint-venture, ao mesmo tempo que tentamos perceber as razões pelas quais decidiram internacionalizar o seu negócio.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_diogo_fernandes_colaco.pdf8,02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.