Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6731
Author(s): Laurindo, Vilson
Advisor: Ferreira, Rui Pedro Soares
Date: 2013
Title: Plano de negócios: estudo da viabilidade económico-financeira, para implantação de uma start-up no setor do vestuário feminino
Reference: Laurindo, V. (2013). Plano de negócios: estudo da viabilidade económico-financeira, para implantação de uma start-up no setor do vestuário feminino [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6731
Keywords: Diferenciação
Exclusividade
Vestuário feminino
Têxteis
Tendências
Plano de negócio -- Business plan
Differentiation
Exclusiveness
Female clothing
Textiles
Trends
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade económico-financeira para criação de uma start-up no Brasil, produzindo e comercializando produtos de vestuário para senhoras. Pretendeu-se com este estudo, analisar a indústria têxtil do vestuário com criação de coleções exclusivas e diferenciadas para atender uma demanda de consumidoras que exigem estes requisitos. Analisamos os principais dados fornecidos por entidades e associações da área, como também efetuamos entrevistas para verificar qual o modelo de negócios que se ajustaria melhor às expectativas dos parceiros e consumidoras. A nossa ferramenta de análise geral foi através da elaboração do plano de negócios EF, onde buscamos informações sobre a indústria e o seu contexto, perfil do mercado, as oportunidades, os produtos, concorrência, possíveis parcerias à montante e a jusante, marketing e logística a serem implantados, e finalmente uma análise económicofinanceira e a demonstração da viabilidade de implantação do negócio. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi perceber a importância da indústria e implementar um plano de negócios exequível no setor do vestuário feminino no Estado do Paraná – Brasil. Podemos concluir que é um investimento exequível em termos económico e financeiro, gerador de mais-valias para os promotores e investidores. O projeto é autossustentável e gerador de VAL e TIR positivos, rentabilizando o investimento inicial e projetando grande lucratividade para o futuro.
The present workaimed at studyingtheviabilitytocreatea start-upinBrazil, producing and sellingapparel productsfor ladies. The intentionof this study wasto analyzethe textile industry for clothing in order to create unique collectionsanddifferentiatedto meetthe search ofconsumers who demand these requirements. We review the maindata providedby entitiesand associationsin the area,as well asinterviewswe carried outto determine whichbusiness modelthatwould fitbetter to the expectationsof partners andconsumers. Ouranalysis toolwasgeneralthrough the preparationof the business planEF, where we seekinformationabout the industryand its context, market profile, opportunities, products, competition, potential partnershipsupstreamand downstream, marketing and logisticsto beimplanted, and finally aneconomic and financial analysisanddemonstration of thefeasibility ofsetting up the business. In thissense, theobjective of this studywas to understandthe importance of industryand implementa business planfeasibleinwomen's apparelindustryin the Stateof Parana- Brazil. So, we have concluded thatan investmentisfeasibleineconomic and financialterms, generatingcapital gainsfor developersand investors. The project is self-sustanable and generating positive NPV and IRR, maximizing your initial investment and large projecting profitability for the future.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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