Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6688
Author(s): Fernandes, Maria Carolina Sarmento
Advisor: Martins, Ana Lúcia
Simões, Ana Maria
Date: 2012
Title: Plano de negócios: Glampdream
Reference: Fernandes, M. C. S. (2012). Plano de negócios: Glampdream [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6688
Keywords: Plano de negócio -- Business plan
Empreendedorismo no turismo
Turismo alternativo
Glamping
Tourism entrepreneurship
Alternative tourism
Abstract: O presente projecto consiste num Plano de Negócios para Glampdream, uma empresa que pretende oferecer um tipo de alojamento inovador denominado glamping. Este tipo de alojamento é prestado em tendas que recriam um quarto de luxo, incluindo serviços e actividades diversas ao dispor do hóspede. Em consonância com as tendências de crescimento no turismo, essencialmente na procura de práticas de turismo menos convencionais, pretende-se com a avaliação económica e financeira do projecto, calcular a viabilidade do mesmo. A revisão da literatura efectua-se no âmbito do enquadramento do turismo, ao nível da procura, oferta e constrangimentos que se impõem à temática. As tendências globais, na Europa e em Portugal são analisadas de modo a que a projecção se baseie em tendências reais, tendo em conta a evolução das tendências do consumidor. A análise de mercado tem como objectivo um cálculo aproximado à facturação real proveniente das três linhas de proveitos do projecto que são o alojamento, as actividades e o merchandising. Define-se posteriormente um conjunto de políticas de implementação do negócio que estruturam a estratégia do mesmo, nomeadamente ao nível da definição do preço, distribuição, comunicação e estrutura organizacional. Por fim, com base em estimativas de custos, uma facturação baseada na procura e um conjunto de pressupostos, fundamenta-se a viabilidade económica do projecto, atingindo-se o break-even-point no 4º ano de actividade. Criam-se cenários de sensibilidade, nos quais se alteram as variáveis procura e preço concluindo que a viabilidade do projecto se mantém bastante atractiva.
The present project consists on a Business Plan for Glampdream, a new concept of accommodation named glamping. This type of accommodation is provided by luxury tends, similar to luxury hotel rooms. This type of accommodation also includes activities available to customers. Considering the growing trends verified in the hotel industry, especially in those considered alternative types of tourism, the purpose of the present financial and economical analysis is to understand the viability of Glampdream. The revision of the most relevant literature is made in the areas of Tourism, Tourism Demand and the Tourism restrictions. The global trends, the Europe trends and the Portuguese trends are also analyzed in order to approach the analysis to the reality, taking in consideration the customer’s behavior. The market research aim to calculate the total amount of revenue. The total amount of revenue include the accommodation revenue, the activities revenue and the merchandising revenue. After that, the policies for implementation that support the business are defined. The policies include price, place and promotion strategies. Considering all the assumptions for the financial and economical analysis, we can conclude that the project has an attractive viability, achieving the break-even-point four years after beginning the activity. After change variables as Demand and Price, the viability of Glampdream is still very attractive.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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