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http://hdl.handle.net/10071/6644
Author(s): | Can, Amina Bi |
Advisor: | Ferreira, Aristides Martinez, Luís |
Date: | 2013 |
Title: | O impacto da relação consultor-empresário nos processos de mudança nas micro, pequenas e médias empresas |
Reference: | Can, A. B. (2013). O impacto da relação consultor-empresário nos processos de mudança nas micro, pequenas e médias empresas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6644 |
Keywords: | Relação consultor-empresário Transferência de conhecimento Mudança organizacional Formação-ação Consultant-entrepreneur relationship Knowledge transfer Organizational change Action Learning |
Abstract: | O estudo analisa o modo como os fatores comunicacionais, motivacionais e de aprendizagem
influenciam o processo de transferência de conhecimentos e, verifica qual o contributo da
transferência para gerar comportamentos de mudança nos empresários de PME. O
comportamento de mudança é também verificado através da mediação do comprometimento
afetivo e normativo.
A investigação partiu da aplicação de um questionário Online a 144 empresários que
participaram no programa MOVE PME entre 2009 e 2010 e permitiu concluir, por um lado,
uma forte influência da variável transferência de conhecimento para a mudança e por outro,
uma relevância global dos fatores comunicacionais, motivacionais e de aprendizagem para
transferir conhecimentos. Comprovou ainda que a mudança nos empresários depende
significativamente da motivação extrínseca e do comprometimento normativo, muito mais do
que da motivação intrínseca e do comprometimento afetivo. A confiança no consultor, a
partilha de valores e normas e formas de abordagem dos problemas demonstraram ser
também, elementos determinantes para promover comportamentos de mudança nos
empresários. This study examines how the communicational, motivational and learning factors influence knowledge transfer and verifies the knowledge transfer´s contribute for generating behavior change in SME entrepreneur´s. The change behavior is also verified through the mediation of affective and normative commitment. The research resulted from an Online questionnaire conducted within 144 entrepreneurs who participated in the MOVE SMEs Program (Action-Learning Program) between 2009 and 2010. It was concluded that there is a strong influence of the variable transfer of knowledge to promote change, and also, that globally, communicational, motivational and learning factors are relevant to explain the transfer of knowledge between consultants and entrepreneurs. Moreover, it is shown that the change in business depends significantly on extrinsic motivation and normative commitment rather than intrinsic motivation or affective commitments, which are not considered to be good predictors neither for change nor for transferring of knowledge. Trusting the consultant and sharing the same values and norms and ways of approaching problems are also proven to be critical factors for promoting behavior change in business. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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