Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6644
Author(s): Can, Amina Bi
Advisor: Ferreira, Aristides
Martinez, Luís
Date: 2013
Title: O impacto da relação consultor-empresário nos processos de mudança nas micro, pequenas e médias empresas
Reference: Can, A. B. (2013). O impacto da relação consultor-empresário nos processos de mudança nas micro, pequenas e médias empresas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6644
Keywords: Relação consultor-empresário
Transferência de conhecimento
Mudança organizacional
Formação-ação
Consultant-entrepreneur relationship
Knowledge transfer
Organizational change
Action
Learning
Abstract: O estudo analisa o modo como os fatores comunicacionais, motivacionais e de aprendizagem influenciam o processo de transferência de conhecimentos e, verifica qual o contributo da transferência para gerar comportamentos de mudança nos empresários de PME. O comportamento de mudança é também verificado através da mediação do comprometimento afetivo e normativo. A investigação partiu da aplicação de um questionário Online a 144 empresários que participaram no programa MOVE PME entre 2009 e 2010 e permitiu concluir, por um lado, uma forte influência da variável transferência de conhecimento para a mudança e por outro, uma relevância global dos fatores comunicacionais, motivacionais e de aprendizagem para transferir conhecimentos. Comprovou ainda que a mudança nos empresários depende significativamente da motivação extrínseca e do comprometimento normativo, muito mais do que da motivação intrínseca e do comprometimento afetivo. A confiança no consultor, a partilha de valores e normas e formas de abordagem dos problemas demonstraram ser também, elementos determinantes para promover comportamentos de mudança nos empresários.
This study examines how the communicational, motivational and learning factors influence knowledge transfer and verifies the knowledge transfer´s contribute for generating behavior change in SME entrepreneur´s. The change behavior is also verified through the mediation of affective and normative commitment. The research resulted from an Online questionnaire conducted within 144 entrepreneurs who participated in the MOVE SMEs Program (Action-Learning Program) between 2009 and 2010. It was concluded that there is a strong influence of the variable transfer of knowledge to promote change, and also, that globally, communicational, motivational and learning factors are relevant to explain the transfer of knowledge between consultants and entrepreneurs. Moreover, it is shown that the change in business depends significantly on extrinsic motivation and normative commitment rather than intrinsic motivation or affective commitments, which are not considered to be good predictors neither for change nor for transferring of knowledge. Trusting the consultant and sharing the same values and norms and ways of approaching problems are also proven to be critical factors for promoting behavior change in business.
Degree: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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