Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/662
Autoria: Marques, Vanina Chantal de Oliveira
Orientação: Nunes, Francisco
Oliveira, Teresa
Data: 2008
Título próprio: A avaliação da formação através do estudo da transferência das aprendizagens. Um caso na Força Aérea Portuguesa
Referência bibliográfica: MARQUES, Vanina Chantal de Oliveira - A avaliação da formação através do estudo da transferência das aprendizagens. Um caso na Força Aérea Portuguesa. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.
Palavras-chave: LTSI
Aprendizagem
Avaliação da formação
Transferência de aprendizagens
Contexto organizacional
Características individuais
Design da formação
Motivação para transferir
Motivação para aprender
Expectativas
Resumo: O grande investimento efectuado pela FAP em formação torna necessário promover estudos na área da avaliação do impacto da formação e da avaliação da transferência das aprendizagens. Com o objectivo de estudar a transferência das aprendizagens de uma determinada acção de formação, esta investigação baseou-se no modelo de Holton (1996) através do Learning Transfer System Inventory (LTSI) que diagnostica a influência de quatro grandes categorias de factores (características dos formandos, design da formação, motivação e as características do contexto de trabalho). De forma complementar estudou-se o contributo das expectativas e das reacções dos formandos relativamente à satisfação da prestação do formador e aspectos da formação. Foram ainda recolhidos dados de opinião por parte dos diversos intervenientes no contexto real de trabalho dos formandos (superior directo, pares e subordinados). Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do LTSI constituiu uma mais valia no estudo do fenómeno da transferência de aprendizagens, contribuindo para o diagnóstico de situações capazes de interferir na mesma, revelando-se pertinente e útil. Verificou-se que mesmo que os formandos detenham características individuais propícias à aprendizagem, tenham expectativas altas, estejam motivados, e o design da formação seja adequado, a transferência poderá não ocorrer, se o contexto no qual os formandos intervêm não for favorável. A utilização de outros instrumentos consubstanciou e corroborou os resultados obtidos. As conclusões acerca do apoio prestado por parte das chefias, pares e subordinados revelaram-se complexos, sobretudo ao constatar a divergência de opiniões entre formandos e superiores/pares/subordinados.
Great investment in training has been made by FAP; its effectiveness and outcomes can be assessed with studies in the areas of the training evaluation and learning transfer. With the objective of studying the learning transfer, this investigation was based on the model of Holton (1996) through the Learning Transfer System Inventory (LTSI) that diagnoses the influence of four great categories of factors (individual characteristics, design of the formation, motivation and work context). In the complementary form, the trainee's expectations and reactions to the trainer's performance and training design were studied. Furthermore, data were collected on the opinion of the intervenient in the work context of the participants (straight superior, peer and subordinate). The results found indicated that the use of the LTSI was valuable in the study of learning transfer, contributing to the diagnosis of situations able to interfere in same, turning out to be relevant and useful. Moreover, it allowed to verify that, even if the trainees detain individual characteristics favourable to the learning, have high expectations, are motivated, and the design of the formation is adapted, the transfer could not take place if the context in which the participants intervene are not favourable. The use of other instruments permitted to confirm and to corroborate the obtained results with LTSI. The conclusions about the support given by a straight superior, peer and subordinate were complex, particularly while noting the divergence of opinions between participants in the formation and straight superior/peer/subordinate.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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