Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/662
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Francisco-
dc.contributor.advisorOliveira, Teresa-
dc.contributor.authorMarques, Vanina Chantal de Oliveira-
dc.date.accessioned2008-06-11T14:53:20Z-
dc.date.available2008-06-11T14:53:20Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2007-09pt-PT
dc.identifier.citationMARQUES, Vanina Chantal de Oliveira - A avaliação da formação através do estudo da transferência das aprendizagens. Um caso na Força Aérea Portuguesa. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/662-
dc.descriptionJEL Classification System: Learning; Information and Knowledge; Training.pt-PT
dc.description.abstractO grande investimento efectuado pela FAP em formação torna necessário promover estudos na área da avaliação do impacto da formação e da avaliação da transferência das aprendizagens. Com o objectivo de estudar a transferência das aprendizagens de uma determinada acção de formação, esta investigação baseou-se no modelo de Holton (1996) através do Learning Transfer System Inventory (LTSI) que diagnostica a influência de quatro grandes categorias de factores (características dos formandos, design da formação, motivação e as características do contexto de trabalho). De forma complementar estudou-se o contributo das expectativas e das reacções dos formandos relativamente à satisfação da prestação do formador e aspectos da formação. Foram ainda recolhidos dados de opinião por parte dos diversos intervenientes no contexto real de trabalho dos formandos (superior directo, pares e subordinados). Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização do LTSI constituiu uma mais valia no estudo do fenómeno da transferência de aprendizagens, contribuindo para o diagnóstico de situações capazes de interferir na mesma, revelando-se pertinente e útil. Verificou-se que mesmo que os formandos detenham características individuais propícias à aprendizagem, tenham expectativas altas, estejam motivados, e o design da formação seja adequado, a transferência poderá não ocorrer, se o contexto no qual os formandos intervêm não for favorável. A utilização de outros instrumentos consubstanciou e corroborou os resultados obtidos. As conclusões acerca do apoio prestado por parte das chefias, pares e subordinados revelaram-se complexos, sobretudo ao constatar a divergência de opiniões entre formandos e superiores/pares/subordinados.pt-PT
dc.description.abstractGreat investment in training has been made by FAP; its effectiveness and outcomes can be assessed with studies in the areas of the training evaluation and learning transfer. With the objective of studying the learning transfer, this investigation was based on the model of Holton (1996) through the Learning Transfer System Inventory (LTSI) that diagnoses the influence of four great categories of factors (individual characteristics, design of the formation, motivation and work context). In the complementary form, the trainee's expectations and reactions to the trainer's performance and training design were studied. Furthermore, data were collected on the opinion of the intervenient in the work context of the participants (straight superior, peer and subordinate). The results found indicated that the use of the LTSI was valuable in the study of learning transfer, contributing to the diagnosis of situations able to interfere in same, turning out to be relevant and useful. Moreover, it allowed to verify that, even if the trainees detain individual characteristics favourable to the learning, have high expectations, are motivated, and the design of the formation is adapted, the transfer could not take place if the context in which the participants intervene are not favourable. The use of other instruments permitted to confirm and to corroborate the obtained results with LTSI. The conclusions about the support given by a straight superior, peer and subordinate were complex, particularly while noting the divergence of opinions between participants in the formation and straight superior/peer/subordinate.pt-PT
dc.format.extent1391988 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectLTSIpt-PT
dc.subjectAprendizagempt-PT
dc.subjectAvaliação da formaçãopt-PT
dc.subjectTransferência de aprendizagenspt-PT
dc.subjectContexto organizacionalpt-PT
dc.subjectCaracterísticas individuaispt-PT
dc.subjectDesign da formaçãopt-PT
dc.subjectMotivação para transferirpt-PT
dc.subjectMotivação para aprenderpt-PT
dc.subjectExpectativaspt-PT
dc.titleA avaliação da formação através do estudo da transferência das aprendizagens. Um caso na Força Aérea Portuguesapt-PT
dc.typemasterThesis-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_MESTRADO_ Avaliacao_Formacao_Estudo_Transferencia.pdf1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.