Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6533
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Carlos Manuel Jorge da-
dc.contributor.advisorSilva, J. M. Vilas-Boas da-
dc.contributor.authorPimentel, Rui Alexandre Dias Pimenta de Simões-
dc.date.accessioned2014-03-05T11:08:13Z-
dc.date.available2014-03-05T11:08:13Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationPimentel, R. A. D. P. S. (2012). Utilização de ERP no contexto de planeamento e programação de produção: (caso pedagógico) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6533pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6533-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de um Caso Pedagógico – Toys R Fun, Inc – que aborda como temática principal, a Gestão de Produção. No Caso, pretende-se fazer o planeamento da produção de três produtos finais, sendo necessário começar por criar centros de trabalho com os respectivos operadores, criar secções, definir a gama operatória e criar armazéns de matérias-primas e produto acabado. Depois deste trabalho de parametrização e inserção dos dados técnicos efectuar-se-ão algumas actividades de planeamento da produção, a saber: planeamento das necessidades de materiais e carregamento dos Centros de Trabalho. Para a resolução deste Caso Pedagógico considera-se imprescindível a utilização do software ERP PRIMAVERA Professional. A utilização do software permite ao utilizador conhecer esta aplicação informática, numa perspectiva hands on, pois é exigido o domínio da ferramenta, principal objectivo do caso pedagógico. É também efectuada uma revisão da literatura, que inclui uma preocupação relevante com a semântica do planeamento da produção e os ERP, servindo de suporte e enquadramento temático para o trabalho desenvolvido. A resolução das questões do caso é realizada com o suporte do sistema informático, em que os passos seguidos são acompanhados por printscreens exaustivos dos ecrãs que o PRIMAVERA vai gerando, com a sua devida explicação. Como principal contribuição do trabalho salienta-se a operacionalização e a utilização de um sistema informático integrado de gestão, por parte dos destinatários do caso, mais concretamente, por alunos de mestrado. Assim, estes podem, de uma forma prática, implementar procedimentos de planeamento previamente ministrados noutras unidades curriculares. Isto permite-lhes aperceberem-se, por um lado da complexidade da ferramenta e, por outro, das vantagens da integração dos vários módulos do software na resolução do seu problema de planeamento da produção.por
dc.description.abstractThis work presents a proposal of a Pedagogical Case - Toys R Fun, Inc - which addresses as main theme, the Production Management. In the Case, it’s intended to make the planning of production of three final products, to which is imperative to start by creating working centers with their operators, create sections, define the operative range and create raw-material and final product warehouses. After this work of parameterization and integration of technical data it will be carried out some production planning activities, namely: material requirements planning and loading of Work Centers. For the resolution of this Pedagogical Case it’s indispensable the use of ERP PRIMAVERA Professional software. The use of software allows the user to know this computer application, in hands on perspective, because it is required mastery of the tool, which is the main objective of this pedagogical case. It’s also carried out a literature review, which includes a relevant concern with the semantics of production planning and ERP, serving as support and thematic framework for the work developed. The resolution of the case questions is held with the support of the computer system, where the followed steps are accompanied by exhaustive printscreens from the screens that PRIMAVERA will generate, with its proper explanation. As the main contribution of this work it´s important to highlight the operationalization and the use of an integrated computerized system of management, in terms of the receivers of the case, more specifically, by the master students. Thus, they can, by practical means, implement planning procedures previously taught in other curricular units. This allows them to realize on one hand the complexity of the tool and secondly the advantages of the integration of the several modules of the software in the resolution of its production planning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCaso pedagógicopor
dc.subjectGestão da produçãopor
dc.subjectGestão de sistemas de informaçãopor
dc.subjectPedagogical casepor
dc.subjectProduction managementpor
dc.subjectInformation systemspor
dc.titleUtilização de ERP no contexto de planeamento e programação de produção: (caso pedagógico)por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jelM11-
dc.subject.jelM15-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rui_pimenta_pimentel.pdf4,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.