Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6449
Autoria: Cruz, André G.B. Pereira da
Orientação: Eccles, Gavin
Data: 2013
Título próprio: Internationalization of Portuguese firms: Motivations, cultural influence and entry modes
Referência bibliográfica: Cruz, A. G.B. P. (2013). Internationalization of Portuguese firms: Motivations, cultural influence and entry modes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6449
Palavras-chave: Internationalization
International business
Cultural influence
Entry modes
Resumo: This thesis is part of the Master of Science in Business Administration. Writing about the Portuguese firm’s internationalization allows a greater understanding of good practices among these companies as well as being able to make suggestions to further improve internationalization processes. After providing theoretical frameworks and theories on International Business, five successful Portuguese companies were analyzed and then compared with the existing literature. In general terms, it was concluded that Internationalization may be of major importance for a firm’s growth and that motivational factors as well as the cultural understanding abilities are linked to international success. The research done also proved that the choice of an entry mode does not determine the success of an Internationalization strategy, instead a quality networking and the international commitment the firm intends to achieve will influence and allow the firm to use the selected entry mode successfully.
A tese apresentada enquadra-se no âmbito do Mestrado em Business Administration. O tema surgiu de forma a compreender e a sugerir boas práticas de empresas, nomeadamente nacionais, que queiram avançar com uma estratégia de expansão internacional. Nesse sentido, cinco casos de empresas Portuguesas bem sucedidas no estrangeiro foram analisados e as suas práticas posteriormente relacionadas com alguma da extensa literatura relacionada com a matéria. De forma breve, concluiu-se que a Internacionalização pode, de facto, impulsionar o crescimento das empresas e que os factores motivacionais e capacidades de reconhecimento culturais estão ligados ao sucesso internacional. O estudo realizado demonstrou também que a escolha do modo de entrada não é determinante para uma estratégia de Internacionalização. A qualidade de networking e o nível de integração internacional desejado irão ser de grande importância para o sucesso de entrada no mercado alvo, possibilitando assim um acesso efectivo através do método de entrada seleccionado.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andre_pereira_cruz.pdf
  Restricted Access
1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.