Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/6426
Author(s): | Nini, Bruna Marisa Fortunato |
Advisor: | Inácio, Pedro Leite |
Date: | 2012 |
Title: | Estratégias de crescimento na banca: os casos do BCP e do BES |
Reference: | Nini, B. M. F. (2012). Estratégias de crescimento na banca: os casos do BCP e do BES [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6426 |
Keywords: | Banca Estratégias Crescimento económico Internacionalização Bank Strategy Growth Internacionalization |
Abstract: | As empresas têm opções de crescimento estratégico diferenciadas e consoante a sua
escolha e implementação verificam resultados diferentes. A escolha da estratégia de
crescimento mais adaptada a cada empresa é um factor chave de sucesso, não existindo uma
única receita a seguir, muito pelo contrário, esse sucesso depende da escolha adequada à
estrutura da empresa, ao mercado, sector e economia onde se insere.
O trabalho encontra-se dividido em duas partes distintas: o caso de estudo e a nota
pedagógica. No caso de estudo foi feito um enquadramento do sector bancário, detalhando a
sua evolução histórica e situação atual, e também foi apresentado um retrato das duas
instituições em análise, o BES e o BCP, evidenciado a sua história de crescimento, o seu
posicionamento internacional, as suas redes de distribuição e a forma de desenvolvimento da
imagem e marca de cada instituição. Na nota pedagógica é elaborada uma revisão da
literatura, pretendendo desenvolver os aspetos mais importantes ao nível da estratégia em
geral e das estratégias de crescimento possíveis para uma organização – crescimento interno
(ou orgânico), externo e internacionalização.
No final, e através da análise de 4 questões, pretende-se aplicar na prática as
definições teóricas de estratégia de crescimento e analisar as opções escolhidas pelos Bancos
em análise, procurando relacionar essas opções estratégicas com a situação atual de cada Banco. Companies have different choices for their strategic growth and we find different results for each one according to the implementation process. The growth strategy choice adapted to the company reality is a key success point during the company lifetime, but there is no one optimal strategy to follow, but a multiple optimal choices according to the structure of the company, market development, activity sector or economic situation of the country where the company is installed. The work is divided into two parts: case study and pedagogical note. In the case study it was made a banking sector framework, detailing the historical evolution and the present situation, and the particularities of the two institutions were presented at the case, BCP and BES, in particular the growth strategy, the international positioning, the distribution network and the particularities of the image and branding of each bank. At the pedagogical note level, it was presented a literature review about strategy and growth strategy options like internal growth (or organic growth), external growth, and internationalization as a mean to achieve a bigger size. At the end and through the analysis and discussion of four questions, it is expected that the case can provide the possibility to apply the theoretical definitions of strategy and growth strategy and discuss the options taken by both banks, trying to match the growth strategy choices to their actual situation and market position. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_bruna_fortunato_nini.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.