Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6426
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorInácio, Pedro Leite-
dc.contributor.authorNini, Bruna Marisa Fortunato-
dc.date.accessioned2014-02-10T15:25:56Z-
dc.date.available2014-02-10T15:25:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationNini, B. M. F. (2012). Estratégias de crescimento na banca: os casos do BCP e do BES [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6426pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6426-
dc.description.abstractAs empresas têm opções de crescimento estratégico diferenciadas e consoante a sua escolha e implementação verificam resultados diferentes. A escolha da estratégia de crescimento mais adaptada a cada empresa é um factor chave de sucesso, não existindo uma única receita a seguir, muito pelo contrário, esse sucesso depende da escolha adequada à estrutura da empresa, ao mercado, sector e economia onde se insere. O trabalho encontra-se dividido em duas partes distintas: o caso de estudo e a nota pedagógica. No caso de estudo foi feito um enquadramento do sector bancário, detalhando a sua evolução histórica e situação atual, e também foi apresentado um retrato das duas instituições em análise, o BES e o BCP, evidenciado a sua história de crescimento, o seu posicionamento internacional, as suas redes de distribuição e a forma de desenvolvimento da imagem e marca de cada instituição. Na nota pedagógica é elaborada uma revisão da literatura, pretendendo desenvolver os aspetos mais importantes ao nível da estratégia em geral e das estratégias de crescimento possíveis para uma organização – crescimento interno (ou orgânico), externo e internacionalização. No final, e através da análise de 4 questões, pretende-se aplicar na prática as definições teóricas de estratégia de crescimento e analisar as opções escolhidas pelos Bancos em análise, procurando relacionar essas opções estratégicas com a situação atual de cada Banco.por
dc.description.abstractCompanies have different choices for their strategic growth and we find different results for each one according to the implementation process. The growth strategy choice adapted to the company reality is a key success point during the company lifetime, but there is no one optimal strategy to follow, but a multiple optimal choices according to the structure of the company, market development, activity sector or economic situation of the country where the company is installed. The work is divided into two parts: case study and pedagogical note. In the case study it was made a banking sector framework, detailing the historical evolution and the present situation, and the particularities of the two institutions were presented at the case, BCP and BES, in particular the growth strategy, the international positioning, the distribution network and the particularities of the image and branding of each bank. At the pedagogical note level, it was presented a literature review about strategy and growth strategy options like internal growth (or organic growth), external growth, and internationalization as a mean to achieve a bigger size. At the end and through the analysis and discussion of four questions, it is expected that the case can provide the possibility to apply the theoretical definitions of strategy and growth strategy and discuss the options taken by both banks, trying to match the growth strategy choices to their actual situation and market position.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBancapor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectCrescimento económicopor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectBankpor
dc.subjectStrategypor
dc.subjectGrowthpor
dc.subjectInternacionalizationpor
dc.titleEstratégias de crescimento na banca: os casos do BCP e do BESpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelG21-
dc.subject.jelM00-
dc.subject.jel1G Financial economics-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bruna_fortunato_nini.pdf3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.