Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6410
Author(s): Michingi, Kezita Manuela Marcos
Advisor: Martins, Susana da Cruz
Date: 2013
Title: As controvérsias da reforma educativa em Angola: uma análise crítica das percepções dos professores do Iº ciclo do ensino primário
Reference: Michingi, K. M. M. (2013). As controvérsias da reforma educativa em Angola: uma análise crítica das percepções dos professores do Iº ciclo do ensino primário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6410
Keywords: Política educativa
Monodocência
Education policy
Reforma do ensino -- Education reform
A single teacher
Abstract: O presente trabalho tem como principal enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para um país como Angola que saiu de um conflito armado que durou mais de 20 anos, que destruiu o tecido social e económico e que precisa de promover o crescimento económico; modernizar o sistema social e político; e fazer dos seus cidadãos membros participativos, críticos e responsáveis da sociedade, a Educação aparece como elemento-chave nas medidas a tomar. Deste modo, irão ser analisadas as percepções dos professores e directores de escola face à reforma educativa e respectiva funcionalidade no que concerne à prática educativa do Subsistema de ensino geral no contexto angolano. O objectivo central é analisar e compreender a centralidade das controvérsias no plano da reforma educativa e da monodocência no 5º e 6º ano de escolaridade do sistema educativo angolano. O estudo baseou-se numa metodologia essencialmente qualitativa. A entrevista foi escolhida como método de recolha central de informação, tendo como principal instrumento de análise: a análise de conteúdo. Deste modo, o estudo apoia-se nos depoimentos de uma amostra de 16 professores do ensino primário que leccionam o 5º e 6º ano e quatro directores de escola. Os resultados deste estudo apontam para a revisão da política de qualificação e profissionalização dos professores do ensino básico em Angola. Mas antes disso, para discussão dos benefícios da monodocência no 5º e 6º ano.
The present work has as its main focus the process of educational reform underway in Angola. For a country like Angola that is coming out of an armed conflict that has lasted over 20 years, which destroyed the social and economic needs and promote economic growth, modernize the social and political system or to participating members of their citizens, critical and responsible members of society, education appears as a key element in action. Thus, will be analyzed the perceptions of teachers and school principals face the educational reform and its functionality with regard to educational practice Subsystem general education in the Angolan context. The central objective is to analyze and understand the centrality of controversy in terms of educational reform and the single teacher in 5th and 6th grade of the Angolan education system. The study was based on qualitative methodology, the main tool for analyzing the content analysis. The study shows a random sample of 16 primary school teachers who teach the 5th and 6th year and four school directors. The interview was chosen as the method of gathering information. The results of this study point to review the policy for training and professional development of primary school teachers in Angola.
Degree: Mestrado em Sociologia
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
masterkezita_marcos_michingi.pdf797,84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.