Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6402
Autoria: | Alvelos, Rita Margarida da Glória |
Orientação: | Ferreira, Aristides |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Da formação para o mundo real do trabalho: O papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação |
Referência bibliográfica: | Alvelos, R. M. da G. (2012). Da formação para o mundo real do trabalho: O papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6402 |
Palavras-chave: | Avaliação -- Evaluation Formação -- Formation Eficácia -- Efficiency Suporte social Social suport |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o
conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após
apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a
importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na
avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local
de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte
Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência
positiva.
Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros
Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que
tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de
autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este
evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a
Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para
melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se
também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para
melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva.
Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um
enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia
da formação nas organizações. The present study has as main objective to contribute to the knowledge of factors that may affect the effectiveness of training. Thus, after presenting a thorough review of the literature on this subject, it was reinforced the importance of five factors, which in the literature proved to be crucial in assessing the effectiveness of training and hence its transfer to the workplace - Perception of the content validity, Transfer design, Social Support, Motivation to improve work through learning and positive transfer. This study involved 202 employees of the insurance company AXA Portugal, of both sexes and aged between 18 and 60, who had training in this organization and who responded to a self-report questionnaire proposed, which allowed that the study, empirically, shows the relationship of the factors mentioned above. That is the relationship between the perception of the validity of the content and transfer design with the motivation to improve work through learning. This relationship also demonstrates the mediating role of social support and the relationship between motivation to improve work through learning and positive transfer. Thusly, the results obtained in this study allow an enrichment of the literature and evidence strategies to increase the effectiveness of training in organizations. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
master_rita_gloria_alvelos.pdf | 920,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.