Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6402
acessibilidade
Title: Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação
Authors: Alvelos, Rita Margarida da Glória
Orientador: Ferreira, Aristides
Keywords: Avaliação
Formação
Eficácia
Suporte social
Training
Evaluation
Effectiveness
Social suport
Issue Date: 2012
Citation: ALVELOS, Rita Margarida da Glória - Da formação para o mundo real do trabalho: o papel mediador do suporte social na avaliação da eficácia da formação [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6402>.
Abstract: O presente estudo tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento de factores que podem afectar a eficácia da formação. Assim, após apresentar-se uma revisão bibliográfica aprofundada sobre esta temática, reforçou-se a importância de cinco factores, que na literatura, se demonstraram determinantes na avaliação da eficácia da formação e consequentemente da sua transferência para o local de trabalho – Percepção da validade do conteúdo; Design da transferência; Suporte Social; Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e Transferência positiva. Neste estudo participaram 202 colaboradores da Empresa AXA seguros Portugal, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, que tiveram formação nesta organização, e que ao responderem ao questionário de autopreenchimento proposto neste estudo, permitiram que, empiricamente, este evidencia-se a relação dos factores referidos anteriormente. Ou seja, a relação entre a Percepção da validade do conteúdo e o Design da transferência com a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem, sendo que nestas relações evidenciou-se também o papel mediador do Suporte Social; e a relação entre a Motivação para melhorar o trabalho através da aprendizagem e a Transferência positiva. Os resultados obtidos através deste estudo permitem, assim, um enriquecimento da literatura e evidenciam estratégias que permitem aumentar a eficácia da formação nas organizações.
The present study has as main objective to contribute to the knowledge of factors that may affect the effectiveness of training. Thus, after presenting a thorough review of the literature on this subject, it was reinforced the importance of five factors, which in the literature proved to be crucial in assessing the effectiveness of training and hence its transfer to the workplace - Perception of the content validity, Transfer design, Social Support, Motivation to improve work through learning and positive transfer. This study involved 202 employees of the insurance company AXA Portugal, of both sexes and aged between 18 and 60, who had training in this organization and who responded to a self-report questionnaire proposed, which allowed that the study, empirically, shows the relationship of the factors mentioned above. That is the relationship between the perception of the validity of the content and transfer design with the motivation to improve work through learning. This relationship also demonstrates the mediating role of social support and the relationship between motivation to improve work through learning and positive transfer. Thusly, the results obtained in this study allow an enrichment of the literature and evidence strategies to increase the effectiveness of training in organizations.
Description: Projecto
URI: http://hdl.handle.net/10071/6402
Designation: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE Rita Alvelos.pdf920.61 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.