Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6390
Author(s): Mano, Margarida Silva
Advisor: Duarte, Alzira
Date: 2012
Title: O outplacement em Portugal: Uma abordagem a partir da grounded theory
Reference: Mano, M. S. (2012). O outplacement em Portugal: Uma abordagem a partir da grounded theory [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6390
Keywords: Outplacement
Grounded theory
Empresa cliente
Colaborador
Empresa de outplacement
Client company
Employee
Outplacement firm
Abstract: Procurou-se construir uma teoria sobre o outplacement em Portugal. Os participantes são uma empresa de outplacement e cinco gestores de recursos humanos. Os gestores de recursos humanos representam duas empresas multinacionais e duas grandes empresas nacionais e o outro gestor de recursos humanos é consultor. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisadas segundo o método da GroundedTheory. O serviço de outplacement é ainda pouco utilizado em Portugal, principalmente devido ao reduzido conhecimento existente relativo ao serviço, bem como devido à forma como este é apresentado ao mercado. A forma como o serviço é realizado, e por que empresa é realizado, condiciona tanto a participação dos colaboradores despedidos no processo, como também a forma como a empresa cliente define o serviço. A proximidade estabelecida entre a empresa de outplacement e empresa cliente e colaborador, é condição direta para uma participação e utilização positivas do serviço, pelas empresas e colaboradores despedidos.
It was tried to built a theory about outplacement in Portugal. The participants are an outplacement firm and five human resource managers. The human resource managers represent two multinational companies and two major national companies and the other human resource manager is a consultant. The data was collected through semi-structured interviews and analysed according to the “Grounded Theory” method. The outplacement service is still not much used in Portugal, mainly due to limited knowledge about the service, as well as because of the way it is presented to the market. The way the service is performed, and that business is conducted, determines both the participation of employees laid off in the process, but also how the costumer company defines the service. The proximity established between the outplacement firm, the client company and the employee, is direct condition for a positive participation e use of the service by the companies and the employees laid off.
Degree: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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