Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6341
Author(s): Santos, Marisa Isabel Franco dos
Advisor: Gomes, Jorge Filipe da Silva
Date: 2012
Title: Que importância tem a relação com o líder?: o efeito LMX no clima organizacional criativo
Reference: SANTOS, Marisa Isabel Franco dos - Que importância tem a relação com o líder?: o efeito LMX no clima organizacional criativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6341>.
Keywords: LMX
Clima organizacional criativo
Criatividade
ILT´s
Creative organization
Creativity
Abstract: Para que as organizações actuais se tornem ágeis e consigam sobreviver, precisam de se adaptar e ganhar vantagem competitiva, desencadeando o potencial criativo (Amabile, 1988). Para isso, é necessário criar um clima de trabalho que forneça todos os recursos necessários. Mumford et al (2002) afirmou que um dos factores que influencia significativamente a criatividade no ambiente de trabalho é a liderança e os comportamentos do líder. Quando os comportamentos e as características do líder vão ao encontro das expectativas dos liderados, a relação tende a ser percepcionada como mais positiva, ou seja, com mais qualidade (Lord & Maher, 1991, Schyns & Meindl, 2005). A LMX (Leader-Member Exchange) é a teoria que estuda a qualidade da relação entre o líder e o liderado. Assim sendo, este estudo foi desenhado com o intuito de perceber o impacto desta teoria no clima organizacional criativo e consequentemente na criatividade. Os resultados obtidos mostraram que, quanto melhor o liderado percepcionou a relação melhor avaliou a sua criatividade. O mesmo se verificou quanto a percepção da qualidade da relação avaliada por ambos os membros, ou seja, quanto melhor foi avaliada a relação pelos dois elementos, melhor o liderado avaliou a sua criatividade. Com este estudo também se pode observar que, de um modo geral que as várias dimensões da LMX têm impacto na maioria dos factores do clima organizacional criativo.
In order to organizations become agile and survive, it is necessary to adapt and win competitive advantages, unleashing the creative potential (Amabile, 1988).Therefore, it is essential to create a work environment that provides all the necessary resources. Mumford et al (2002) affirm that one of the main factors that really influence the creativity at work is the leadership and the leader behavior. When the behaviors and characteristics of the leader will meet the expectations of the follower, the relationship tends to be understood as more positive, whit higher quality (Lord & Maher, 1991, Schyns & Meindl, 2005). LMX (Leader-Member Exchange) is the theory that studies the interaction between the leader and the follower. Thus, this study has been developed with the purpose of understanding the impact of this theory in the creative organizational environment and, consequently in creativity. The results showed that, the better follower understood the relation, better self evaluated his own creativity. The same has been revealed when the quality perception of relationship evaluated for members, meaning, the better understood the quality for both members, better follower evaluated his own creativity. With this study, we can also notice that in general, the several dimensions of LMX have impact in the most factors of creative organizational environment.
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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