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http://hdl.handle.net/10071/6161
Author(s): | André, Lara Susana Patrício Lopes |
Advisor: | Serafim, Maria do Rosário |
Date: | 2012 |
Title: | Criação de um projeto de intervenção social: o desemprego e as dinâmicas familiares |
Reference: | ANDRÉ, Lara Susana Patrício Lopes - Criação de um projeto de intervenção social: o desemprego e as dinâmicas familiares [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6161>. |
Keywords: | Projecto Intervenção social Serviço social Estratégias de intervenção Intervenção em rede Ética profissional Project Social intervention Social work Intervention strategies Intervention network Professional ethics |
Abstract: | O presente estudo tem como objectivo criar um projecto de intervenção social que pretende
incidir em três factores essenciais: o combate ao desemprego; as dinâmicas familiares e o
acompanhamento psicoterapêutico e educacional dos indivíduos que integrarão o projecto. A
finalidade é desenvolver o projecto Aprender a Ser numa cooperativa de solidariedade social
específica, a CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo CRL) que se
situa no Concelho de Sintra, mais propriamente na Freguesia de Rio de Mouro. De facto, as
constantes problemáticas relacionadas com o desemprego e com o insucesso escolar desta
zona suscitou o interesse do autor para se debruçar num projecto que apoiasse a comunidade
mais desfavorecida e que fosse alvo desses dois factores.
Fazer-se-á um breve enquadramento político-social, seguido de uma abordagem à
concepção, planeamento e avaliação de projectos. O papel do Serviço social na criação do
projecto está bem patente neste trabalho de projecto, assim como todo o processo de
concepção, fundamentação e desenvolvimento do mesmo. As estratégias dos assistentes
sociais na execução e desenvolvimento do Aprender a Ser é um dos pontos mais importantes
do projecto, sendo que, estão patentes algumas formas de intervenção destes profissionais no
combate à exclusão social e no apoio à integração. This study aims to create a social intervention project that aims to focus on three key factors: the fight against unemployment, family dynamics and psychotherapeutic and educational advancement of individuals who will join the project. The purpose is to develop the project Learning to Be in a cooperative of social solidarity, more specifically in the institution CUIDA (Cooperativa de Investimento e Desenvolvimento Activo, CRL) which is situated in the municipality of Sintra, more specifically in Rio de Mouro. In fact, the problems of unemployment and educational failure in this region attracted the interest of the author to create this project that supports the most disadvantaged communities and pretend to help the population. It will make a brief socio-political environment, followed by the concept, planning and project evaluation. The role of social service in the creation of the project is evident in this investigation, as well as the entire process of creating, developing and explanation of it. The strategies of social workers in the implementation of the Learning to Be is one of the most important points of the project, and talk about some forms of intervention such professionals in combating social exclusion and integration support. |
Degree: | Mestrado em Serviço Social |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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