Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/6138
Author(s): Santos, Helena Maria Henriques dos
Advisor: Esteves, Francisco Gomes
Mata, José Luis
Date: 2012
Title: O sistema internacional de fragmentos musicais afectivos: um estudo preliminar na população portuguesa
Reference: SANTOS, Helena Maria Henriques dos - O sistema internacional de fragmentos musicais afectivos: um estudo preliminar na população portuguesa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6138>.
Keywords: Emoção
IAMES
Indução de emoções
Música
Diferenças inter-culturais
Emotion
Emotion induction
Music
Cross-cultural differences
Abstract: O presente estudo pretende contribuir para a investigação da relação entre as emoções e a música ao apresentar uma base normativa, para a população portuguesa, do conjunto de fragmentos musicais propostos por Vieillard et al. (2008), cognominado por Uceda (2008) de Sistema Internacional de Fragmentos Musicais Afectivos (IAMES), e comparar os resultados com os da população espanhola a fim de contribuir para a validação transcultural do instrumento. Este sistema de estímulos afectivos baseia-se no modelo dimensional das emoções proposto por Lang e utiliza, como sistema de avaliação, o Self-Assessment Manikin (Bradley & Lang, 1994). Uma amostra de 155 estudantes universitários avaliou os fragmentos musicais nas três dimensões propostas pelo modelo: valência, activação e dominância. Os resultados mostram que os fragmentos musicais tendem como esperado, no espaço afectivo delimitado pela valência e activação, a apresentar um padrão de agrupamento bastante característico de acordo com as quatro categorias emocionais criadas ad hoc. Foram encontradas diferenças significativas entre homens e mulheres nas dimensões de activação e dominância, com os homens a sentirem maior activação e controlo. Por fim, foram comparados estes resultados com os da população espanhola e as correlações entre as avaliações nas três dimensões foram altamente significativas. No entanto pequenas diferenças podem ser observadas na dimensão activação, com a população espanhola, no seu conjunto a sentir uma maior activação perante os fragmentos musicais. Com esta investigação se demonstra que o IAMES é um instrumento válido para o estudo das emoções, salvaguardando diferenças socioculturais.
The present study pretends to contribute to the investigation of the relation between emotion and music by reporting the portuguese norms for the set of musical excerpts proposed by Vieillard et al. (2008), named International Affective Musical Excerpt System (IAMES) by Uceda (2008), and compare this results with those of the spanish population to contribute to the cross-cultural validation of the instrument. This set of affective stimuli is based on Lang´s dimensional model of emotions, and uses as assessment system the Self-Assessment Manikin (Bradley & Lang, 1994). 155 university students assessed the musical excerpts in the three dimensions defined by the model: valence, arousal, and dominance. The results show that the excerpts tend to group as expected, within the affective space, demarcated by the valence and arousal dimensions, in accordance with the four emotional categories created ad hoc. The results confirm the gender differences in arousal and dominance, with men showing more arousal and dominance. Finally, comparing these results with the Spanish population, the correlations for the three dimensions are all highly significant. Nevertheless, small differences can be observed, with spanish people perceiving, as a whole, more arousing before the musical fragments. This research shows that the IAMES is a valid instrument for the study of emotions, safeguarding the cross-cultural differences.
Degree: Mestrado em Psicologia das Emoções
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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