Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/6043
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Portugal, Gabriela | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-29T14:30:00Z | - |
dc.date.available | 2013-11-29T14:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97836-5-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/6043 | - |
dc.description.abstract | Neste texto pretende-se partilhar um projeto de construção de um referencial curricular para educação de infância em São Tomé e Príncipe e de apoio à melhoria das práticas pedagógicas dos educadores. O desenvolvimento do projeto envolveu um trabalho colaborativo entre UNICEF, Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, e Universidade de Aveiro (representada pela autora deste trabalho). Apresentam-se algumas reflexões em torno da caracterização da realidade e da necessidade de os educadores modificarem práticas profundamente enraizadas. Assume-se que a sustentação do processo de melhoria implica a existência de um contexto encorajador e estimulante, um trabalho de equipa colaborativo e continuado, priorização de adequada formação em educação de infância e estreita conjugação entre parceiros, forte compromisso e investimento políticos. | por |
dc.description.abstract | This paper shares a project for developing curriculum guidelines for early childhood education and improving educators’ teaching practices in São Tomé e Príncipe. The project involved collaborative work between UNICEF, the Ministry of Education of São Tomé e Príncipe and University of Aveiro (represented by the author of this work). We offer some reflections on the educational reality and emphasise the need for educators to change deeply rooted practices. We assume that an improvement process requires a supportive, challenging context, collaborative, ongoing teamwork, prioritisation of appropriate training in early childhood education, close articulation between partners, strong will and political commitment. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.subject | São Tomé e Príncipe | por |
dc.subject | Orientações curriculares | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Early childhood education | por |
dc.subject | Curriculum guidelines | por |
dc.subject | Collaborative work | por |
dc.title | Desenvolvendo orientações curriculares para a educação de infância em São Tomé e Príncipe – Os desafios de um trabalho colaborativo | por |
dc.title.alternative | Developing curriculum guidelines for early childhood education in São Tomé e Príncipe – The challenges of a collaborative work | por |
dc.type | bookPart | por |
degois.publication.firstPage | 122 | por |
degois.publication.lastPage | 135 | por |
degois.publication.location | Óbidos | por |
degois.publication.title | II Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas) | por |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PORTUGAL_COOPEDU.pdf | 210,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.