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http://hdl.handle.net/10071/6025
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Title: A importância do Legado Histórico-Científico da Época Colonial na Formação de Quadros dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PaloP) em Ciências Naturais
Other Titles: The importance of the historical and scientific legacy from the colonial age in education in Natural Sciences in Portuguese-speaking African countries (PALOP)
Authors: Lopes, Betina da Silva
Callapez, Pedro M.
Gomes, Celeste
Keywords: Acervos histórico-científicos
Educação científica
Época colonial
Formação graduada e pós graduada
História da Ciência
PALOP
Issue Date: Sep-2013
Publisher: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria
Abstract: Embora a presença portuguesa em África e no Oriente remonte aos séculos XV e XVI, o esforço de reconhecimento metódico dos recursos naturais destes territórios foi bastante mais tardio. Desenvolveu-se, sobretudo, a partir de finais de novecentos, daí resultando um volume exponencial de estudos até ao advento da independência dos novos países. Decorridas quatro décadas, esta memória científica permanece à disposição das novas gerações de docentes e discentes, sob a forma de acervos bibliográficos e de coleções científicas. No presente contexto de revitalização da cooperação pedagógica e científica com os PALOP, o presente texto é apresentado como uma reflexão sobre a importância de tal legado histórico-científico na formação de novos quadros em Ciências Naturais, dado que este pode constituir um recurso incontornável na ligação de conteúdos programáticos e a realidade local/regional.
The Portuguese presence in Africa and the East can be traced back to the 15th and 16th centuries. Methodical Portuguese prospecting of natural resources in these overseas territories began mainly in the late 19th century, however, and resulted in a vast body of literature and sample collections. A!er four decades, this scientific memory remains available for new generations of teachers and students, in the form of bibliographic resources and scientific collections. In the present revitalisation of scientific and educational cooperation with the PALOP countries, we reflect on the importance of this historical and scientific legacy in education in Natural Sciences, as this could be a valuable tool in linking scientific contents and local and regional contexts.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6025
ISBN: 978-989-97836-5-2
Appears in Collections:CEI-CLN – Autoria de capítulos de livros nacionais

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