Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6025
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Betina da Silva-
dc.contributor.authorCallapez, Pedro M.-
dc.contributor.authorGomes, Celeste-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:21:03Z-
dc.date.available2013-11-26T14:21:03Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-97836-5-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6025-
dc.description.abstractEmbora a presença portuguesa em África e no Oriente remonte aos séculos XV e XVI, o esforço de reconhecimento metódico dos recursos naturais destes territórios foi bastante mais tardio. Desenvolveu-se, sobretudo, a partir de finais de novecentos, daí resultando um volume exponencial de estudos até ao advento da independência dos novos países. Decorridas quatro décadas, esta memória científica permanece à disposição das novas gerações de docentes e discentes, sob a forma de acervos bibliográficos e de coleções científicas. No presente contexto de revitalização da cooperação pedagógica e científica com os PALOP, o presente texto é apresentado como uma reflexão sobre a importância de tal legado histórico-científico na formação de novos quadros em Ciências Naturais, dado que este pode constituir um recurso incontornável na ligação de conteúdos programáticos e a realidade local/regional.por
dc.description.abstractThe Portuguese presence in Africa and the East can be traced back to the 15th and 16th centuries. Methodical Portuguese prospecting of natural resources in these overseas territories began mainly in the late 19th century, however, and resulted in a vast body of literature and sample collections. A!er four decades, this scientific memory remains available for new generations of teachers and students, in the form of bibliographic resources and scientific collections. In the present revitalisation of scientific and educational cooperation with the PALOP countries, we reflect on the importance of this historical and scientific legacy in education in Natural Sciences, as this could be a valuable tool in linking scientific contents and local and regional contexts.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcervos histórico-científicospor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectÉpoca colonialpor
dc.subjectFormação graduada e pós graduadapor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectPALOPpor
dc.titleA importância do Legado Histórico-Científico da Época Colonial na Formação de Quadros dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PaloP) em Ciências Naturaispor
dc.title.alternativeThe importance of the historical and scientific legacy from the colonial age in education in Natural Sciences in Portuguese-speaking African countries (PALOP)por
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage234por
degois.publication.lastPage246por
degois.publication.locationÓbidospor
degois.publication.titleII Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas)por
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lopes_Callapez_Gomes_COOPEDU.pdf1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.