Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6024
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Sandra Maria Silva de-
dc.contributor.authorDeluque, Alessandra Lima-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:17:47Z-
dc.date.available2013-11-26T14:17:47Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-97836-5-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6024-
dc.description.abstractA Faculdade Indígena Intercultural (UNEMAT) estuda relações de gênero relacionando as vivências nas comunidades. Na disciplina Direito e Legislação em 2008 e 2012 os direitos das mulheres indígenas foram verificados pela ótica constitucional e cultural. A Lei n.º 11.340/2006 disciplina a violência doméstica física, moral, patrimonial, sexual e psicológica com vínculo afetivo entre vítima e agressor. O Movimento das Mulheres Indígenas reivindica ao Estado brasileiro proteção e respeito aos seus direitos. Refletiram sobre o enfrentamento da violência, as complexidades étnicas multiculturais, problemáticas como drogas e álcool, inversão de papéis na cultura indígena e desestruturação familiar. O professor indígena deve compreender o mundo “ocidental” e exercitar as características da educação escolar indígena de ser multicultural, multilíngue, diferenciada, específica e intercultural.por
dc.description.abstractThe Intercultural Indigenous University (UNEMAT) studies gender relations and relates experiences in communities. In Law and Legislation, a subject lectured in 2008 and 2012, indigenous women’s rights were examined from a constitutional and cultural perspective. Law 11.340/2006 covers physical, moral, property-based, sexual and psychological domestic violence where there is a relationship between victim and aggressor. The Indigenous Women’s Movement demands protection and respect for their rights from the State. They reflected on facing violence, multicultural ethnic complexities, issues such as drugs and alcohol, role reversal in Indian culture and family structure. Indian teachers must understand the “western” world and ensure that indigenous schooling is multicultural, multilingual, different, specific and intercultural.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMulher indígenapor
dc.subjectViolência domésticapor
dc.subjectFormação interculturalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTolerânciapor
dc.subjectDireitopor
dc.subjectIndigenous womenpor
dc.subjectDomestic violencepor
dc.subjectIntercultural trainingpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectTolerancepor
dc.subjectLawpor
dc.titlePercepções de Professores Indígenas em Formação sobre Violência Doméstica em Mato Grosso, Brasilpor
dc.title.alternativePerceptions of Indian trainee teachers on domestic violence in Mato Grosso, Brazilpor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage221por
degois.publication.lastPage233por
degois.publication.locationÓbidospor
degois.publication.titleII Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas)por
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lima_Deluque_COOPEDU.pdf186,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.