Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6005
Autoria: Amad, Mussa Rafic
Orientação: Correia, Eduardo
Data: 2012
Título próprio: O papel do telemóvel na evolução dos cupões de desconto: o caso português no consumo de mobile coupons
Referência bibliográfica: Amad, M. R. (2012). O papel do telemóvel na evolução dos cupões de desconto: o caso português no consumo de mobile coupons [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6005
Palavras-chave: Mobile coupons
Mobile marketing
Cupões de desconto
Discount coupons
Resumo: Num contexto em que é crescente a utilização do telemóvel nas estratégias de marketing, esta dissertação procura avaliar o impacto e grau de aceitação dos mobile coupons (m-coupons) em Portugal. O trabalho incide sobre uma amostra de 506 consumidores que foram inquiridos através de um questionário próprio administrado via internet e de resposta voluntária. Com esta investigação, percebe-se que os m-coupons já fazem parte das estratégias de marketing e dos hábitos de consumo em Portugal, no entanto existe a indicação que as empresas não exploraram por completo as potencialidades deste meio. Com efeito, 77% dos inquiridos consideram este meio interessante e estão recetivos à sua utilização. Tem preferência por ofertas de “Entretenimento” (71%), “Vestuário” (69%) e “Hipermercados” (66%), recebendo um resumo semanal (53%) através de “SMS” (80%) ou “Aplicações” (42%). Observações que estão alinhadas com as tendências verificadas internacionalmente. Os resultados empíricos também apontam para uma segmentação do mercado de consumo de m-coupons, sendo que o segmento de consumidores interessados divide-se em dois perfis, que se discriminam pela forma de receção: “SMS” (54%) e “Apps”(26%). Todavia, os perfis não se diferenciam quanto à forma de subscrição, frequência de receção e categorias de interesse. Apesar dos constrangimentos de uma amostra não aleatória, em que o perfil jovem com formação superior e detentor de smartphone é dominante, este estudo oferece um espaço de reflexão para o desenho ou redefinição de estratégias de marketing.
In a context that is increasing the use of a mobile phone on marketing strategies, this dissertation seeks to assess the impact and degree of acceptance of mobile coupons (m-coupons) in Portugal. The work focuses on a sample of 506 subjects who were surveyed through a questionnaire administered through the internet. With this research, it is clear that the m-coupons are already part of the marketing strategies and consumer habits in Portugal, however there is an indication that companies don’t explore the full potential of this medium In fact, 77% of consumers consider m-coupons interesting and are open to their use. They prefer "Entertainment" (71%), "Clothing" (69%) and "Grocery" (66%) offers, receiving a weekly update (53%) through "SMS" (80%) or "Applications" (42%). Observations that are aligned with international trends. The empirical results also suggest a market segmentation of m-coupons consumption, the interested segment is divided into two profiles, which discriminate in the form of reception: "SMS" (54%) and "Apps" (26%). However, the profiles don’t differ in the dimensions: subscription, reception frequency and categories of interest. Despite the constraints of a non-random sample, in which young profile, with higher education and penetration of smartphone is dominant, this study offers a space of reflection for the drawing or redefinition of marketing strategies.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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