Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/5953
Author(s): | Pinto, Ramiro da Silva |
Advisor: | Martins, Ana Lúcia |
Date: | 2012 |
Title: | Reorganização do fluxo de fabrico: Um caso de estudo |
Reference: | Pinto, R. da S. (2012). Reorganização do fluxo de fabrico: Um caso de estudo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5953 |
Keywords: | Gestão de operações Operations management |
Abstract: | A “Sensação” ou “Perceção” é uma componente cada vez mais importante a considerar nas
variáveis do Marketing Mix. O primeiro impacto provocado por um produto a um
consumidor é de extrema importância para a sua decisão de consumi-lo ou não.
Perante esta realidade, é através do “design” que as empresas se destacam a fim de ganhar
vantagem competitiva. No entanto, o design geralmente entra em rota de colisão com os
processos de transformação levando a custos astronómicos para a sua produção.
O tema desenvolvido neste trabalho tem como objetivo evidenciar que ao criar um
conceito de gestão das operações na produção para famílias de produtos, através dos
conceitos Lean e TQM, permitirá a empresa, junto ao seu cliente, providenciar um suporte
na fase de desenvolvimento para futuros produtos, pois é nessa fase que se determinará se
o produto irá contribuir positivamente para os resultados. Para que tal aconteça, é
fundamental que a empresa, suportada pelas operações, possa influenciar a área de
desenvolvimento do seu cliente de modo que o designer responsável pelo projeto tenha em
mente a industrialização do mesmo.
Hoje em dia, o preço de qualquer bem é definido pelo mercado e como tal, cabe as
empresas adaptar os seus custos operacionais de modo a que lhes permita permanecer no
mercado. Todas as empresas transformadoras, que possam construir parcerias com os
promotores do produto, acompanhando e adaptando o produto para a industrialização sem
alterar o design final, terão uma vantagem competitiva de diferenciação. Esta situação
permitirá competir pela inovação, qualidade, produtividade e não pelo baixo custo de mão
obra, pois é necessário que as empresas envolvam cada vez mais os seus colaboradores
desenvolvendo também as sensações para que a sustentabilidade e sucesso seja uma
realidade. The “Sensation” or “Perception” is an increasingly important component to consider in the Marketing Mix variables. The first impact caused by a product to a consumer is extremely important to their decision to consume it or not. Given this reality, it is through the design that companies stand to gain competitive advantage. However, the design usually comes into collision with the transformation processes, leading to astronomical cost for their production. The theme developed in this work aims to shows that creating a concept of operations management in production for a product families through TQM and Lean concepts, will allow the company, next to his clients, provide a support in the development phase for future projects. It is in this phase that will be determinate whether the product will contribute positively to the results of companies. In order to achieve good operational results, it is essential that the company, supported by operations, can influence the development area of their clients to consider the industrialization phase. Today, the price of any good is defined by the market and the companies need to adapt their operations costs so that they can stay in the market. All processors that can build partnerships with the creator of product, monitoring and adapting the product for industrialization without changing the final design, will have a competitive advantage of differentiation. This will allow compete on innovation, quality and productivity and not by low cost of hand work. It is important that the companies increasingly involve their employees for the development of success and sustainability. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_ramiro_silva_pinto.pdf Restricted Access | 349,05 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.