Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5952
Author(s): Resende, Rita
Advisor: Teixeira, Nuno Reis
Date: 2012
Title: A influência do blogue marketing no processo de tomada de decisão das consumidoras de produtos cosméticos
Reference: Resende, R. (2012). A influência do blogue marketing no processo de tomada de decisão das consumidoras de produtos cosméticos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5952
Keywords: Marketing
Blogue -- Blog
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Recomendação online
Online recommendation
Abstract: O novo paradigma de interatividade criado com o surgimento da Web 2.0 veio revolucionar o comportamento dos indivíduos. A crescente participação dos utilizadores na produção e partilha de conteúdos, como manifestação da liberdade de expressão, veio tornar esta plataforma muito mais enriquecida e grandiosa. Uma das criações pioneiras da nova era da web foram os blogues, com cada vez mais aderência e que permitem a difusão da criatividade dos seus utilizadores. Este estudo teve como principal objetivo perceber como a informação sobre produtos cosméticos, contida em blogues, influencia o processo de tomada de decisão das consumidoras entre os 18 e os 35 anos. A amostra de 204 mulheres, obtida por conveniência, revelou que os blogues foram eleitos como uma das três principais fontes para obter informação sobre este tipo de produtos, sendo que das fontes de informação online foi a que registou a maior proporção de inquiridas a atribuir o grau de bastante confiança. Apesar da preferência por fontes de informação online, a maior confiança é atribuída às fontes pessoais. Observou-se, também, que existe uma significativa predisposição para ler comentários de pessoas que já experimentaram determinado produto e que, tanto os comentários positivos como os negativos, influenciam as decisões de compra. A associação das marcas a blogues independentes é ainda encarada como tendo um cariz duvidoso e pouco credível, demonstrando que ainda existe um longo caminho a percorrer nesta forma de comunicação virtual.
The interactivity created with the emergence of Web 2.0 has revolutionized the behaviour of individuals. The increasing participation of users as content producers and the dissemination of that content, as a demonstration of freedom of expression, has improved and enriched this platform. The blogs were one of the creations pioneering the new web era and these platforms, with an increasing number of users, enhance the spreading of creativity. The main objective of this study was to understand how information about cosmetic products contained in blogs, influence the decision-making process of female consumers between 18 and 35 years. The sample of 204 women, obtained by convenience, revealed that blogs were chosen as one of the three main sources for information about these products, and from the information sources online, blogs recorded the highest proportion of respondents assigning the degree of greater reliability. Despite the preference for online information sources, the most trusted source is getting advice from personal connections. Furthermore, it was observed that there is a significant tendency to read comments from people who have tried a particular product and that both positive and negative comments influence purchasing decisions. The association of brands to independent blogs is still seen as having a dubious and unreliable nature, indicating that there is still a long way to go in this form of virtual communication.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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