Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5934
Author(s): Fernandes, Daniel Belazaima Gonçalves
Advisor: Correia, Eduardo
Date: 2012
Title: Crowdsourcing: Quando? Como? E porquê?
Reference: Fernandes, D. B. G. (2012). Crowdsourcing: Quando? Como? E porquê? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5934
Keywords: Crowdsourcing
Inovação aberta
Tipologias
Guia
Open innovation
Typologies
Guide
Abstract: O crowdsourcing tem vindo a tornar-se uma prática cada vez mais aplicada no contexto empresarial. Esta investigação começa por realizar um enquadramento global das várias tipologias de crowdsourcing com o objetivo de aumentar o conhecimento dos processos utilizados para agregar ideias e extrair benefícios da multidão. De seguida, esta recorre a uma abordagem qualitativa para fornecer resposta a três questões essenciais relativas ao crowdsourcing: Porquê aplicar o crowdsourcing? Quando aplicar o crowdsourcing? E como aplicar o crowdsourcing? O objetivo é que a análise destas questões possa ajudar a clarificar e a compreender um conceito ainda relativamente desconhecido no meio empresarial, sobretudo por pequenas e médias empresas que, numa opinião pessoal, negligenciam gravosamente o potencial desta prática. Concluiu-se, através deste estudo, que o crowdsourcing é uma prática em ascensão à qual se pode atribuir uma serie de benefícios primários. No que respeita ao seu momento de aplicação este é sobretudo uma prática que implica abertura, como tal, advindo do racional da inovação aberta, é preciso considerar um conjunto de riscos e precauções inerentes a essa mesma abertura. Por fim, é proposto um guia de aplicação de crowdsourcing que apresenta de forma genérica um conjunto de aspetos a considerar aquando da implementação de uma iniciativa de crowdsourcing.
Crowdsourcing has increasingly become a practice applied within the business context. This research begins by performing an overall framing of various typologies of crowdsourcing in order to increase knowledge of the processes used to aggregate ideas and extract benefits from the crowd. Then, it uses a qualitative approach to provide answer to three essential questions concerning crowdsourcing: Why apply crowdsourcing? When apply crowdsourcing? And how to apply crowdsourcing? The final objective is that the analysis of these questions can help clarify and understand a concept still relatively unknown within the business world, especially around small and medium companies which, in my own personal opinion, gravely neglect the potential of this practice. It was concluded by this study that crowdsourcing is a rising practice from which one can obtain a series of primary benefits. Considering its moment of application, this is a practice that particularly involves aperture and since it comes from the open innovation rational, one must consider a number of inherent precautions and hazards to that same aperture. Ultimately, it is proposed a crowdsourcing application guide that presents in a generic form a series of aspects to consider when implementing a crowdsourcing initiative.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_daniel_goncalves_fernandes.pdf1,76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.