Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5922
Author(s): Ralo, David Diogo
Advisor: Alexandre, Isabel Machado
Almeida, Maria Henriqueta
Date: 2011
Title: Delegação de gestão de identidades: pesquisa aplicada a um caso prático na administração pública Portuguesa
Reference: Ralo, D. D. (2011). Delegação de gestão de identidades: pesquisa aplicada a um caso prático na administração pública Portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5922
Keywords: Gestão de identidades
Recursos partilhados
Processo definido e transparente para o utilizador final
Identity management
Shared resources
Defined process and transparent to the end-users
Abstract: A gestão de utilizadores e perfis de autorização numa empresa, também denominada gestão de identidades, é uma actividade com uma importância crescente. Se, por um lado, um utilizador espera poder desempenhar as suas funções num sistema sem quaisquer problemas, por outro lado a empresa a que esse utilizador pertence espera que estejam implementadas e actualizadas todas as medidas de segurança necessárias para que ele possa executar apenas as actividades a que deve ter acesso. Esta preocupação com a gestão de identidades é tanto maior quanto maior o número de sistemas a que um utilizador deve ter acesso, especialmente se esses sistemas estiverem ligados entre si. Este trabalho pretende descrever um cenário em que, num sistema de recursos partilhados usado por diversos organismos da Administração Pública Portuguesa (APP), a gestão de identidades possa ser feita pelos próprios utilizadores através de um processo definido, transparente e controlado pela entidade central que assegura a manutenção do sistema.
The user and authorization profile management within a company, also known as identity management, is an activity with increasing importance. If, on the one hand, a user expects to be able to perform his job activities within a system without any problems, on the other hand the employing company expects that all necessary security measures are implemented and up to date in order to ensure that he can execute only the activities he’s supposed to. This concern with identity management increases when users need to have access to several systems, especially if those systems have some kind of relation. This work intends to describe a scenario in which, within a shared resources system used by several organisms from the Portuguese Public Administration, the identity management can be done by the users themselves by means of a defined and transparent process controlled by the central entity that maintains the system.
Degree: Mestrado em Informática e Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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