Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5491
Author(s): Pedro, Arcebíades António
Advisor: Suleman, Fátima
Date: 2012
Title: Investimento em educação em países em vias de desenvolvimento: O caso de Angola
Reference: Pedro, A. A. (2012). Investimento em educação em países em vias de desenvolvimento: O caso de Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5491
Keywords: Investimento em educação
Desenvolvimento económico -- Economic development
Sistema educativo -- Education system
Angola
Investment in education
Abstract: A importância assumida pela educação no progresso ou desenvolvimento das “sociedades” é confirmada pela atenção quelhe é atribuída hoje em todo o mundo. As inúmeras obras expressas aos conteúdos relacionados com sistemas educativos e desenvolvimento propõem-nos uma autêntica «economia da educação», acarretando todas as suas implicações no desenvolvimento económico e, por consequência, no progresso das comunidades. Entende-se que, num processo de desenvolvimento, visto como fenómeno integral, a educação desempenha tarefas de importância cimeira. A integração de maior índice de pessoas instruídas ou formadas na função produção traduz-se numa melhor relação entre educação e dinâmicas produtivas. As frequentes mudanças que, ultimamente, o Mundo tem vindo a experimentar e a crescente necessidade do homem em atingir níveis de desenvolvimento mais elevados e mais conciliáveis com a sua dignidade despertaram o interesse pela educação e os seus respectivos problemas, levando vários paísesa empreender uma acentuada e decisiva política com intenção de melhorar os sistemas educativos e, por consequência, o grau de instrução dos respectivos recursos humanos. Pretendemos, neste trabalho, fazer um estudo sobre investimento em educação em países em vias de desenvolvimento: O Caso de Angola. Se, de facto, a educação é o vector para o desenvolvimento, então os países em vias de desenvolvimento devem ou precisam explicitar e reexaminar as suas políticas educativas. Se quiserem desenvolver as suas economias, os seus sistemas educativos devem merecer uma maior atenção, para assim, poderem proporcionar recursos humanos ou mão-de-obra com qualidade.
The importance of education in the progress or development of society is stated by the attention given to this subject in the whole world. Various studies on matters related to educational systems and development indicate the existence of a real “economy of education” with all its implications in economic development and, consequently, in the development of communities. In a process of integral development, it is evident that education has a task of utmost importance. The integration of a greater percentage of educated and trained persons in production will have consequences on a better connection between education and productive dynamics. The frequent changes observed lately inthe world and the growing necessity of individuals to reach higher levels of development more adequate to his dignity have awakened interest for education and its corresponding problems, leading many countries to undertake decisive policies aiming the improvement of educational systems and, consequently, the education level of its human resources. In this work, we intend to study the investment made in education by developing countries, namely the case of Angola. If education really is a motor for development, developing countries need to explain and question their educational policies. If these countries want to develop their economies, then their educational systems deserve more attention, in order to provide more qualified human resources and a better labor force.
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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