Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5485
Author(s): Gomes, Maria do Carmo Matos
Advisor: Costa, António Firmino da
Date: 2012
Title: Qualificar adultos em Portugal: Políticas públicas e dinâmicas sociais
Reference: Gomes, M. do C. M. (2012). Qualificar adultos em Portugal: Políticas públicas e dinâmicas sociais [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5485
ISBN: 978-989-732-071-2
Keywords: Educação e formação de adultos
Sistemas nacionais de qualificação
Políticas públicas -- Public politics
Competências -- Skills
Adult’s education and training
National qualifications systems
Social effects
Efeitos sociais
Abstract: As políticas públicas dirigidas à qualificação de adultos registaram na primeira década do século XXI, em Portugal, um impulso decisivo, refletindo as exigências dos quadros sociais e económicos contemporâneos e as transformações ocorridas nos sistemas de educação-formação dos países desenvolvidos. A intervenção realizada entre 2005 e 2010, delimitada pelo primeiro ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades e pela criação do Sistema Nacional de Qualificações, assume características específicas através de um conjunto de estruturas, instrumentos e operadores, de entre as quais se destacam os Centros Novas Oportunidades. A análise empírica realizada aos percursos de qualificação de adultos permitiu identificar um conjunto de dinâmicas sociais, estruturadas por fatores institucionais e recursos sociais. A escolaridade e o emprego assumem-se neste contexto como recursos-chave para as trajetórias bem sucedidas de qualificação de adultos. Convergência, síntese, integração e equidade são os quatro efeitos sociais mais relevantes do ponto de vista sociológico induzidos a partir das políticas públicas e o contributo central desta tese para o conhecimento sociológico.
Adult’s qualification public policies in the first decade of this century in Portugal recorded a decisive impulse, reflecting the demandsof contemporary economic and social frameworks and the changes occurring in education and training systems of the most developed countries. The intervention that hasbeen carried out between 2005 and 2010, bounded by the first cycle of the New Opportunities Initiative and the creation of the National Qualification System assumes specific characteristics through a set of structures, instruments and operators, among which it has to be stressed the New Opportunities Centres. The empirical analysis of adults’ qualification pathways allowed identifying a set of social dynamics, structured byinstitutional factors and social resources. Educational and professional resources are in this context assumed as key resources to successful adult’s qualification trajectories. Convergence, synthesis, integration and equity are the four most important social effects in a sociological point of view that were induced by public policies in this field.
Degree: Doutoramento em Sociologia
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_maria_matos_gomes.pdf2,91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.