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http://hdl.handle.net/10071/5234
Author(s): | Tomaz, José Pedro Côrte-Real de Matos |
Advisor: | Gomes, João Faria |
Date: | 2011 |
Title: | O papel da comunicação no lançamento da bebida Sunlover |
Reference: | Tomaz, J. P. C.-R. M. (2011). O papel da comunicação no lançamento da bebida Sunlover [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5234 |
Keywords: | Comunicação Lançamento Marca Produto Brand Communication Launch Product |
Abstract: | As marcas, principalmente as novas marcas, são actualmente confrontadas com vários
desafios. Estão cada vez mais conscientes do papel que têm e a vantagem competitiva que
podem trazer para as empresas. A marca de um produto tem um papel cada vez mais
importante na capacidade de diferenciação e de atractividade.
De forma a sobreviver à concorrência, num mercado cada vez mais forte como é o dos
alimentos e bebidas funcionais, a adesão por parte dos consumidores, que têm actualmente
cada vez mais escolha e diversidade à sua disposição, é extremamente importante.
A motivação do consumidor está orientada principalmente para a gratificação e satisfação
individual. Um dos objectivos do marketing é a satisfação das necessidades e desejos dos
consumidores. O desenvolvimento e comunicação dos alimentos e bebidas funcionais deve ir
nesse sentido, divulgar perante os potenciais clientes os benefícios com vista a torná-los
consumidores.
No presente Caso de Estudo relatei e analisei o desenvolvimento de uma bebida funcional
nutricosmética. A Sunlover é uma marca e uma bebida nova, inovadora e única no mundo. Ao
longo deste trabalho, é meu objectivo demonstrar como se pode desenvolver uma marca e
uma estratégia de crescimento diferenciadora.
Reuni e analisei estudos, relatórios e notícias de modo a explicar como é feito o
desenvolvimento e lançamento de produtos; a gestão de alimentos e bebidas funcionais; a
criação de uma nova marca e suas estratégias de Marketing-Mix.
Da análise é possível verificar que o sucesso de um produto num determinado mercado não é
garantido e principalmente num mercado tão competitivo como é o das bebidas funcionais.
O sucesso de novas marcas e produtos passa pelo desenvolvimento por parte das empresas de
estratégias de crescimento inovadoras capazes de criar novas tendências junto dos
consumidores finais. Nowadays, brands, especially new brands, are confronted with several challenges. They are becoming increasingly more aware of their role and their competitive advantage to companies. Product’s trademark has an increasingly important role on the capacity for differentiation and attractiveness. In order to overcome the competition in an increasingly strong market, such is the functional food and beverage market, consumers product devotion, who now have more choice and diversity at their disposal, it is extremely important. Consumers motivation is targeted on individual enjoyment and satisfaction. Marketing’s aim is to meet consumers needs and desires. Functional foods and beverages development and promotion must reach the prospective customers with its benefits in order to make them consumers. Throughout this case study, I have examined the growth of a functional nutricosmetic drink. Sunlover is a new innovative and unique drink and brand. My goal is to demonstrate how it is possible to develop a brand with a distinguish growth strategy. I have gathered reports and studies, and analyzed them, in order to explain how it is product development and launch; functional food and beverage management; brand building and Marketing-Mix strategies. It is demonstrated that a product’s success in a given market is not certain, especially in a market as competitive as the functional drink market. New brands and products success involves companies development of innovative growth strategies able to create new trends among consumers. |
Degree: | Mestrado em Marketing |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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