Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5166
Autoria: Ferreira, Pedro Miguel Demédio
Orientação: Cardoso, Gustavo
Vieira, Jorge
Data: 2012
Título próprio: Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
Referência bibliográfica: Ferreira, P. M. D. (2012). Formas de apresentação do eu online: um estudo Facebook Versus Linkedin [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5166
Palavras-chave: Internet
Rede social online
Facebook
Linkedin
Eu
Online social network
Self
Resumo: As redes sociais online são actualmente uma forte ferramenta de socialização, com inúmeras valências: podem ser utilizadas como ferramenta política, de sensibilização social ou mesmo instrumentalizadas do ponto de vista da vida profissional. Com esta dissertação pretende-se fazer um estudo comparativo entre duas redes sociais online com características distintas, a saber, o Facebook e Linkedin, Pretende-se perceber se o mesmo indivíduo adopta diferentes estratégias de apresentação do “eu” consoante o tipo de rede utilizado e respectivos propósitos pessoais. Para perceber as estratégias de apresentação do “eu” e como elas poderão diferir consoante a rede, a estratégia metodológica a adoptar será combinada com técnicas de cariz mais qualitativas/intensivas. Serão analisadas as informações recolhidas via entrevistas presenciais e análise de conteúdo online.
Online social networks are now a strong tool of socialization, with numerous valences: can be used as a political tool, social awareness or even instrumentalized from the point of view of professional life. This dissertation aims to make a comparative study between two online social networks with different characteristics, namely Facebook and Linkedin, intended to see if the same individual adopts different strategies of the presentation of “self” depending on the type of network used and their personal purposes. To understand the strategies of presentation of “self” and how they can differ depending on the network, the methodological strategy to adopt will be combined with techniques of a more qualitative/intensive nature. Will analyze the information collected via face to face interviews and online content analyses.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_demedio_ferreira.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.